Cidadeverde.com

Teresina terá curso para estimular criação de empresas tecnológicas

Imprimir

A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), está desenvolvendo o projeto Lagoas Digitais, que será executado nas instalações do Parque Lagoas do Norte e deve ser iniciado ainda neste mês. 

O intuito é fomentar a criação de empresas de base tecnológica (startups), possibilitando que jovens tenham o contato com a formação em empreendedorismo digital. O projeto deve começar a partir do dia 24 de novembro, com a oferta de curso à população.

O curso, que será disponibilizado gratuitamente, será voltado para a Infraestrutura de Redes e Cabeamento Estruturado, tendo duração de 20 horas/aula. A primeira turma deverá ser composta por 15 pessoas, sendo 5 dessas vagas destinadas para moradores da região do Parque Lagoas do Norte. As inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (10), na sede da Semest, na Avenida Campos Sales, 1292.

Esse projeto dará aos jovens acima de 18 anos – com ensino médio completo - a oportunidade de apresentar ideias inovadoras na área de Tecnologia da Informação (TI). Essas ideias a serem apresentadas poderão ser transformadas em pequenas empresas, dando, assim, possibilidades reais de lucro para os jovens autores.

O secretário da Semest, Olavo Braz, destaca que o objetivo é de fomentar a formação de novas unidades de produção no ramo de TI, para que, desse modo, possa ser criado em Teresina um polo de conhecimento nessa área. Além disso, muitas outras ações estão sendo discutidas e desenvolvidas para que seja promovido o crescimento desse setor, a exemplo do projeto Acelera Teresina.

Para Assimar Morais, gerente da TI 10 Tecnologia, empresa especializada em cabeamento estruturado, fibra óptica e termografia nível, e que prestará consultoria para o Lagoas Digitais, o projeto é grande relevância, pois Teresina ainda apresenta uma grande carência em ações que estimulem a área de TI. 

Segundo o professor Bringel Filho, coordenador do Lagoas Digitais, essa parceria feita entre a Uespi e a Prefeitura de Teresina é bastante positiva, pois está alinhada com o projeto, que busca capacitar jovens carentes para o mercado de trabalho.

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais