Cidadeverde.com

Cidade Verde Esporte divulga evento de kitesurf no litoral

Imprimir

O kitesurfista Francisco Flávio, conhecido como Bagre, concedeu entrevista nesta terça(11) ao Cidade Verde Esportes e falou sobre o III Eco Downwind, que vai acontecer neste sábado(15) no litoral piauiense.

Bagre é o idealizador do evento, que reune dezenas de participantes a cada edição.

A largada do passieo será no Cajueiro da praia e a chegada na Pedra do sal. A estimativa é que 40 pessoas participem esse ano do Eco Downwind, um velejo a favor do vento.

O passeio terá toda a segurança necessária, com ambulância acompanhando os velejadores pela orla , e jet skis, do corpo de bombeiros e da capitania dos portos, pelo mar.

As prefeituras de Luis Correia e de Cajueiro da Praia estão apoiando o Eco Downwind.

O kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha, com ou sem alças. A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha e é impulsionada pelo vento que atinge a pipa.

Este esporte, relativamente recente, encontra-se num momento de grande popularidade e em crescente prática no Brasil, e no mundo.

O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux, mas apenas atingiu alguma popularidade em meados da década de 1990.

O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: "Kite", que significa pipa (papagaio em Portugal) e "Surf", do verbo inglês "to surf", que significa "navegar".

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais