Cidadeverde.com

HPM vai realizar cirurgias de laqueadura e vasectomia pelo SUS

Imprimir

Referência na realização de cirurgias ortopédicas, o Hospital da Polícia Militar (HPM) passa a realizar também intervenções de laqueadura e vasectomia. A medida é decorrente de uma parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da implementação integral do Programa de Planejamento Familiar da Rede de Atenção Básica de Teresina. As cirurgias devem iniciar ainda este mês. 

A estimativa é de que o HPM realize uma média de 80 laqueaduras por mês, além de 20 vasectomias, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Para que o paciente tenha acesso às cirurgias, é necessário que seja encaminhado por um profissional do Programa Saúde da Família (PSF), que atendem nas unidades básicas de saúde.

“Mais uma vez, o HPM avança na melhoria dos serviços prestados à população, tornando-se referência também no campo da saúde do homem e da mulher. Diante da grande procura por esse tipo de cirurgia em Teresina, fizemos um projeto em parceria com o Dr. Luiz Lobão (presidente da FMS), que imediatamente foi atendido pela Prefeitura de Teresina e pelo Governo do Piauí”, ressalta o coronel Gerardo Rebelo, diretor geral do HPM.

Podem fazer as cirurgias de vasectomia e laqueadura, respectivamente, homens e mulheres que tenham acima de 25 anos e, pelo menos, dois filhos vivos. Os interessados deverão assinar um documento expressando livremente o desejo de fazer a operação.

O HPM possui 99 leitos, sendo 74 destinados, exclusivamente, para o Sistema Único de Saúde (SUS), oito salas cirúrgicas, serviços de imagem, além de serviços como: odontologia, equoterapia, psicologia, fisioterapia, serviço social, realização de vários exames, Junta Médica e o Cais PM, um serviço de reabilitação para policiais que passam por algum problema psicológico, por exemplo.

Da Redação 

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais