Cidadeverde.com

Auto Mundo traz dicas de manutenção e os novos modelos do mercado

Imprimir

A edição deste sábado(29) do Auto Mundo trouxe como destaque a nova geração da Carnival, a minivan da Kia,  que ganha visual mais atraente e um interior renovado, podendo levar oito passageiros.

No programa você conferiu ainda dicas especiais para a limpeza dos bancos do seu veículo, livrando-os do mau cheiro e de manchas. E no quadro "Dr. Mecânico", os cuidados que você deve ter ao abastecer o carro e evitar um combustível adulterado, como, por exemplo, saber escolher o posto. Trocar um estabelecimento com procedência na qualidade da gasolina ou álcool por um desconhecido, pode trazer prejuízos. Combustível adulterado danifica peças e aumenta o consumo.

A atração também mostrou como a cor do carro influencia os clientes na hora da compra. Segundo levantamento do Índice WebMotors, a influência da pintura na depreciação do automóvel fica da seguinte forma: Na categoria sedã, os pratas registraram maior desvalorização, de 10,66% em média. Na sequência, aparecem os pretos (10,60%) e cinzas (9,95%). Os azuis apresentaram menor baixa, de 8,45%. No ranking dos hatchs, quem lidera são os amarelos, com 10,49% de retração. Em seguida, pratas e pretos, com queda média de 10,39 % e 10,21%, respectivamente. Nessa categoria, os brancos e azuis foram os que perderam menos valor de mercado, com 8,38% e 7,70% em média. Entre os utilitários esportivos, os cinzas apresentaram maior queda (11,09%), seguidos dos pratas (10,03%) e pretos (9,15%). Os vermelhos depreciaram menos, 6,96%.
 
E se você pensa em trocar de carro, Idria Portela, apresentou as super promoções da Palladium, concessionária Kia em Teresina, com taxa zero para alguns modelos.  Teve ainda as ofertas do Festival de Seminovos do Desconto, que acontece até às 18 horas deste sábado, na Jelta da avenida João XXIII.

O Auto Mundo exibiu também uma reportagem especial sobre o filtro de ar, conhecido por ser o pulmão do carro, ele elimina todas a impurezas de ar existentes no motor. É uma peça fácil e rápida de ser trocada, mas se estiver vencida, pode colaborar para um grande consumo de combustível.

Em outra reportagem do programa você conferiu os atributos do Linea, que vem conquistando o mercado. O conforto e a tecnologia no interior do Linea, que tem um ar de sofisticação, faz do sedã de luxo da Fiat, um dos modelos mais vendidos.

O Auto Mundo revelou também a maravilha da engenharia que está entre as rodas tracionadas: o diferencial. Poucos motoristas sabem como ele funciona e o programa mostrou como essa peça é fundamental para manter a estabilidade do veículo. 

O diferencial é um conjunto de engrenagens localizado no eixo de tração, cuja função é compensar mecanicamente as diferentes distâncias percorridas pelas rodas em uma curva. Um diferencial bem cuidado, que não sofra choques ou trancos durante o manuseio, e esteja bem ajustado, dificilmente apresentará problemas. 

O carro é feito para não ter barulho. Na hora de diagnosticar falhas no diferencial, os danos mais comuns podem ser causados pelos seguintes fatores: operação do motorista e falta de manutenção. 

É sempre bom lembrar que pessoas que menos gastam com manutenção são aquelas que fazem revisões preventivas, eliminando pequenos problemas antes que eles se tornem grandes.

Auto Mundo, todo sábado 9h30 e reprise aos domingos 9 da manhã. 

 

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais