Cidadeverde.com

FMS participa do plano de investigação da vigilância da Febre do Nilo Ocidental no Piauí

Imprimir

Uma reunião entre técnicos do Ministério da Saúde, da Fundação Municipal de Saúde de Teresina e da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí definiu o plano de atuação com relação ao primeiro caso provável de Febre do Nilo Ocidental no Brasil, que acometeu um morador da zona rural do município de Aroeiras do Itaim.

O plano inclui trabalhos de investigação que serão realizados na região de Picos, através de frentes de trabalho e estudos em seres humanos saudáveis e adoecidos recentemente por doença febril aguda, cavalos saudáveis e doentes, aves da fauna local e mosquitos potencialmente transmissores da doença. 

“A partir da próxima segunda-feira (1º), profissionais das Gerências de Zoonoses e de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde, viajam para a região para realizarem estudos de campo em parceria com integrantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde”, explica o neurologista da Gerência de Epidemiologia da FMS, Marcelo Adriano Vieira. A equipe será composta por médicos, enfermeiros, biólogos, veterinários, entomologistas e engenheiros ambientais. O Lacen e o Instituto Evandro Chagas darão o suporte laboratorial necessário.

O estudo preliminar realizado entre setembro e outubro deste ano mostrou que algumas aves da região possuíam anticorpos contra o Vírus do Nilo Ocidental, indicando circulação viral entre estes animais. Entretanto, amostras colhidas em familiares e vizinhos do paciente vitimado por encefalite mostraram-se negativas para a pesquisa de anticorpos específicos e até o momento não houve detecção de novos casos na região.

Os exames confirmatórios do paciente internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella em agosto e das aves com resultado sorológico positivo serão liberados nos próximos dias pelo Instituto Evandro Chagas.

Esta investigação trará importantes contribuições à compreensão do ciclo de transmissão e do status epidemiológico da doença no nosso estado e subsidiará a implantação das medidas de prevenção e controle pertinentes. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais