Cidadeverde.com

Consumo de energia elétrica cresce 2,3% em novembro, diz ONS

Imprimir

O consumo de energia do sistema integrado nacional (SIN) cresceu 2,3% em novembro, na comparação com igual mês de 2013. De acordo com o boletim preliminar do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgado nesta quarta-feira, a carga mensal no mês passado totalizou 66.468 megawatts médios (MWm).

Em valores ajustados, para excluir os efeitos de fatores inesperados e não econômicos sobre a carga, como variações de temperatura diferentes das esperadas, diferença no número de dias úteis e perdas na rede básica, o crescimento, na mesma comparação, foi de 1,4%. Na comparação com outubro, o SIN registrou queda de 1% na carga. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o consumo do sistema cresceu 3,8%.

Os maiores destaques ficaram com os subsistemas Sul e Nordeste, onde os consumos de energia registraram altas de 5,5% e 5,4%, respectivamente, na comparação entre novembro de 2014 e igual mês do ano passado. Enquanto no Sul a carga totalizou 11.627 MWm, no nordeste o consumo atingiu os 10.486 MWm.

Já o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, principal mercado do SIN, manteve-se praticamente estável em novembro, com um aumento de 0,9% na mesma base de comparação, para 39.180 MWm. No subsistema Norte, por sua vez, a carga caiu 0,3%, para 5.175 MWm.

Segundo o ONS, o desempenho do SIN em novembro foi influenciado positivamente pelas temperaturas elevadas no Sul e pelo crescimento do consumo industrial no Nordeste , que compensaram o modesto desempenho do setor industrial no Sudeste, que responde por 60% da carga industrial do SIN.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) em novembro foi de 82,7%, índice maior que os 82% registrados em outubro e menor que os 83% apurados em setembro, mas ainda distante da média histórica recente de 84,1%. Em novembro do ano passado, o nível era de 84,3%.

Fonte: Valor Econômico

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais