Cidadeverde.com

Auto Mundo fala sobre água no radiador e tanque de combustível

Imprimir

Na edição deste sábado(06), o Auto Mundo deu dicas importantes para a manutenção do seu veículo. O programa falou sobre a importância de manter o nível de água no radiador e sobre tanque de combustível, até onde abastecer.

Você viu que circular com combustível na reserva pode danificar a bomba elétrica, mas completar o tanque, além da capacidade prevista no manual do veículo, pode gerar problemas em uma outra peça pouco conhecida.

Ao abastecer um veículo, depois que o combustível chega ao limite do tanque, a própria bomba trava, mas o frentista coloca um pouco mais de combustível para “arredondar” o valor a ser pago. Isso pode acarretar prejuízos ao seu carro.

Chorinho na bomba de gasolina faz mal para a saúde do veículo. Nos automóveis, existe uma peça chamada cânister, cuja função é filtrar os gases que vêm do tanque e direcioná-los para a queima. Quando o tanque recebe mais combustível do que deveria, o cânister fica encharcado e pode comprometer o funcionamento de outras peças, como as velas e o catalizador. Dessa forma, o carro perde desempenho e passa e emitir mais poluentes.

A dica é sempre pedir para o frentista respeitar o limite indicado pela trava automática da bomba de combustível. Encher o tanque até a boca não traz nenhuma vantagem, muito pelo contrário.

Sobre a água no radiador, o Auto Mundo entrevistou o chefe de oficina, Antônio Elisson, que falou sobre a necessidade de fazer uma revisão semanal no reservatório de água do radiador para sempre mantê-la controlada.

Segundo o mecânico, deve-se observar o nível e a coloração da água no reservatório. Se estiver abaixo do indicado, completar não somente com água, mas com aditivo, que aumenta o ponto de ebulição e impede que ela evapore facilmente, diminuindo também o ponto de congelamento e fazendo com que a água permaneça em estado líquido.

No caso da coloração, o aspecto enferrujado ou barrento representa sujeira e nesses casos a água deve ser totalmente trocada, pois trará prejuízos ao motor .

Antônio Elisson alertou ainda para os cuidados na hora de abrir a tampa para verificar o nível da água. Isso só deve ser feito com o motor frio.

Outra dica do mecânico é quanto à marca de aditivo, que deve ser conhecida e o motorista deve desconfiar do produto, com preço muito abaixo do mercado. Além das marcas de aditivos já consagradas, as montadoras também disponibilizam suas próprias marcas nas concessionárias.

Marcelo Lopes

[email protected]

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais