Cidadeverde.com

Em pesquisa, Sinpolpi contabiliza 72 homicídios em novembro

Imprimir

O número de homicídios no mês de novembro foi o segundo maior do semestre, de acordo com pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi). A entidade contabilizou 72 assassinatos no Piauí durante os 30 dias. 

O dado só perdeu para agosto, onde foram registrados 73 mortes da mesma natureza. Em relação ao mês de outubro, foram 13 homicídios a mais, no qual foram contabilizadas 59 mortes.  O perfil dos homicídios dolosos do Piauí é com base na divulgação dos delitos pelos meios de comunicação do Estado.

Segundo o presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, mais uma vez os dados refletem a falta de investimentos em Segurança Pública no Estado. Falta estrutura, pessoal e recursos para investimentos. “Enquanto as autoridades não levarem a Segurança a sério, como prioridade, a população vai padecer o aumento da violência, não só contra a pessoa”, argumenta o sindicalista.

Dos 72 assassinatos no Piauí em novembro, a maioria, mais uma vez aconteceu na capital com um total de 41 crimes. Os outros 31 foram divididos entre os demais municípios do interior e litoral, sendo que Parnaíba teve quatro crimes, dois deles envolvendo empresários de agências de turismo do Porto das Barcas. Em seguida aparece Floriano com três crimes: dois dos quais tiveram com vítimas um jogador de futebol e o seu irmão que era PM.

Mulheres 

A pesquisa mostra também que no mês de novembro foram mortas sete mulheres no Estado. Em dois casos as mortes estão ligadas a crimes passionais, segundo as primeiras informações passadas pela Polícia. Dentre os crimes que tiveram vítima as representantes do sexo feminino há o caso de uma garota de programa morta a facadas na zona de meretrício do centro de Teresina.

Idade 

Com relação à idade das vítimas, em 36 casos, as vítimas tinham entre 22 e 46 anos. Quinze vítimas tinham até 21 anos e dez pessoas abatidas já tinham mais de 46 anos. Neste caso há um crime que teve como vítima uma pessoa de 82 anos e outra com 74. Em onze dos registros não foi possível identificar a idade das vítimas.

Armas

A maioria dos delitos foi praticada com arma de fogo com um total de 46 casos. Em seguida aparecem as vítimas de armas brancas com 19 casos, seguido de paus e “outros objetos” com cinco cada. Em dois dos crimes foi possível identificar que a vítima foi abatida com três tipos de armas diferentes o que demonstra a extrema violência.

Zonas

A zona Sul de Teresina foi a mais violenta em novembro registrando 19 assassinatos. Em seguida aparece a zona Norte com 13 crimes, a Leste com cinco e a sudeste com quatro. 


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais