Cidadeverde.com

Agentes penitenciários se reúnem com futuro secretário e entregam dossiê

Imprimir

O futuro secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, se reuniu na tarde desta quinta-feira (11) com a direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado (Sinpoljuspi). Na ocasião, o gestor escolhido pelo governador Wellington Dias (PT) para comandar a pasta, a partir de janeiro, recebeu um dossiê sobre a situação prisional do estado. 

Na apresentação, o presidente do sindicato, Vilobaldo Carvalho, fez duras críticas a atual gestão da secretaria devido, segundo ele, a falta de infraestrutura e superlotação. Ele sugeriu ao secretário que mude a atuação do setor de inteligência da Sejus. “O setor de inteligência não vem atuando como deveria. A chegada do secretário zera o uso politico dos cargos do sistema prisional”, afirmou.

O relatório foi produzido em março de 2012 e mostra a situação caótica de vários presídios. Na penitenciária Irmão Guido, por exemplo, falta armamento, munição e obras estão paradas impedindo o escoamento de dejetos. “A penitenciária feminina tem muro baixo, guarita sem policial e um banheiro que passou um ano isolado”, afirmou Vilobaldo. 

A categoria pediu ao futuro gestor mudanças radicais no sistema do Piauí denunciou ainda que obras estão paradas na Casa de Custódia, o que favoreceu a fuga hoje de 15 presos. Os agentes solicitaram ao secretário uma nova gestão na penitenciária. Eles alertaram ao gestor que o começo de sua adinistração será complicado devido a situação caótica e pediram a nomeaçãi de agentes como diretores de 14 presidios.

"Foi uma visita de cortesia e vou incluir as reivindicações dos agentes no plano estratégico que está sendo definido para 2015. O que me chamou atenção foi a falta de energia na Major César e a questão da alimentação e falta de segurança no local de trabalho, o que é mais grave. Quero contar com a ajuda do sindicato para a nova gestão", disse Daniel Oliveira.

 

Flash de Yala Sena
Redação de Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais