Cidadeverde.com

Tesouro Estadual recebe técnicos do Serpro para implementar novo SIAFEM

Imprimir

Três técnicos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) estão auxiliando na implantação do novo Sistema Integrado de Administração Financeira, o SIAFEM, utilizado para gestão da execução financeira e contábil dos Estados. Agora, utilizando o novo SIAFEM, o Piauí adotará o Novo Modelo de Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, o que já é realidade em outros 14 estados brasileiros. A previsão estipulada pela Unidade Contábil Financeira é que até o dia 26 de janeiro o novo SIAFEM já esteja pronto para execução.

"Nós realizamos todas as etapas de desenvolvimento de um sistema: levantamento de requisitos, programação, homologação e implantação, que é a fase que estamos no momento. Este é um projeto no qual trabalhamos desde 2012.", explica o técnico em desenvolvimento de software do Serpro, Welson Vianna, que está realizando o trabalho com outros dois profissionais da empresa federal, Nancy Batista e Flávio Pinheiro. A partir da conclusão desta Etapa, acontecerão treinamentos para membros dos setores financeiro e contábil de todos os órgãos e entidades estaduais, que serão ministrados pela Unidade de Controle Contábil da Secretaria da Fazenda. As inscrições já estão abertas.

Novas adequações requerem treinamento intenso quanto às Novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e aos modos de uso do novo SIAFEM. É o que afirma o Superintendente do Tesouro Estadual, Emílio Júnior: "O que mudam são novos relatórios que o sistema poderá gerar e o plano de contas aplicado ao setor público".
 
Conforme explica o Contador Geral do Estado, Ricjardeson Rocha Dias, a utilização do Novo Modelo de Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, que foi integrado ao novo SIAFEM, ocorrerá em atenção às Novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, conforme determinação da Secretaria do Tesouro Nacional.
 
A finalidade de utilização das novas normas é adequar a Contabilidade Pública brasileira aos padrões internacionais, o que está acontecendo por aqui e em outros estados do Brasil. "No antigo Sistema a Contabilidade destacava mais a perspectiva orçamentária, e agora passará contemplar também o viés patrimonial, pois além do antigo modo do Plano de Contas, o novo Modelo inserido no novo SIAFEM conta também com a Tabela de Receitas e Despesas. O novo SIAFEM vem com adequações e ajustes em relação a pendências que existiam no antigo Sistema. Esperamos que até o dia 26 o novo SIAFEM já esteja funcionando a contento para todas as Unidades Gestoras.", esclarece o Contador Geral.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais