Cidadeverde.com

Ônibus: Consórcios começam a operar em linhas da capital

Imprimir

O primeiro dia de mudanças no sistema de transporte coletivo de Teresina causou estranheza aos usuários – que reclamaram da mudança nas cores dos ônibus – e aos condutores que tiveram de mudar de rota, causando atrasos no percurso. Isso ocorreu porque neste sábado (17), as empresas de ônibus deixaram de ser responsáveis pelas linhas que passaram a ser administradas pelos consórcios vencedores da licitação cujo resultado foi divulgado em agosto do ano passado. 

 

 

Dessa forma, as linhas da zona Norte serão operadas pelo Consórcio Poty, composto pelas empresas Viação Piauiense, Emvipi e Teresinense.  O consórcio Ubanus, que é composto pelas empresas Cidade Verde, Asa Branca, Santana e São Cristóvão ficará responsável pelas linhas da zona Leste. Já o Consórcio Theresina, das empresas Taguatur, Emtracol, Dois Irmãos, Santa Cruz e Teresina venceu o processo do lote 3 e vai trabalhar com as linhas da zona Sudeste. Para finalizar, a empresa Transcol foi a vencedora do lote quatro que corresponde às linhas da zona Sul.

Esta é apenas uma das mudanças adotadas para a transição do sistema atual, chamado de radial, para o novo sistema tronco-alimentar no qual os ônibus de bairro alimentarão terminais onde o passageiro pegará os coletivos até o centro da cidade. 

Entretanto, apesar de alguns contratempos, o gerente de fiscalização e controle da Strans, Vinícius Rufino, diz que ainda é cedo para fazer uma avaliação desta primeira mudança no sistema. “Além da mudança das empresas, a partir de hoje estaremos com 97 linhas integradas. O usuário que pegar o ônibus de uma zona poderá integrar com qualquer outro de outra zona, exceto as linhas circulares (Universidade I e II, Rodoviária I e II) e diametrais (Poty Velho - Planalto Bela Vista; Mocambinho - Porto Alegre; Mocambinho – Promorar). Nesse momento, estamos migrando do molde de empresa para os consórcios”, ressalta. 

Rufino explica que usuários se queixaram da demora em alguns casos. “Isso ocorre onde o motorista de uma empresa passou a vida inteira rodando em uma zona e passou para outra, onde ainda não tem prática. Mas os próprios passageiros estão orientando. Acreditamos que na segunda-feira, parte dos motoristas já tenham se habituado. Só poderemos fazer uma avaliação mais precisa no final da próxima semana”, adianta. 

Terminais
O terminal do bairro Parque Piauí deve começar a funcionar como local para integração entre as linhas do sistema tronco-alimentar a partir de quarta-feira. “O terminal de integração provisório vai ser efetivado na quarta-feira. Ele será operado em caráter experimental e educativo. As linhas irão operar do bairro para o terminal enquanto outras vão do bairro ao centro, mas a quantidade e quais serão ainda não foram definidas. Essas serão linhas experimentais, não será retirado nenhum ônibus do sistema atual, serão utilizadas pelo usuário que quiser  ir conhecendo e se habituando ao novo sistema”, explicou Vinícius Rufino. 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais