Cidadeverde.com

TRE retoma na segunda-feira julgamento contra Wilson e Zé Filho

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) vai retomar, na segunda-feira (19), o julgamento de uma representação contra os ex-governadores Wilson Martins (PSB) e Zé Filho (PMDB) por arrecadação e gastos ilícitos na campanha eleitoral de 2010. Na época, o pessebista se elegeu governador tendo Zé Filho como vice.  O julgamento foi suspenso no dia 18 de dezembro de 2014 em razão do pedido de vista do juiz José Wilson Ferreira de Araujó Junior.


Wilson e Zé Filho podem se tornarem inelegíveis, caso sejam condenados

A representação foi ajuizada originalmente ainda em 2010 pelo adversário de Wilson Martins naquela campanha, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB). Em razão da demora no julgamento, o tucano terminou desistindo da ação e, para o caso não ser arquivado, o Ministério Público Eleitoral do PIauí (MPE/PI) assumiu o processo. Com a reviravolta em torno das eleições 2014, Sílvio terminou se aliando ao ex-governador do PSB na tentativa de reeleger Zé Filho.

A ação tem como base um relatório da Polícia Federal que apontou existência de Caixa 2 na campanha eleitoral, através da Fundação Francisca Clarinda.  De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a investigação apontou que R$ 1,5 milhão dos R$ 3,5 milhões injetados nas contas da Fundação não teriam qualquer identificação de origem e/ou destino. 

Casos sejam condenados, Wilson Martins e Zé Filho poderão se tornar apenas inelegíveis, já que não possuem mais mandatos.

A corte eleitoral vai apreciar ainda na segunda-feira, três processos referentes a prestação de contas de candidatos nas eleições 2014.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais