Cidadeverde.com

Audiência Pública debate processo para escolha do Ouvidor-Geral da Defensoria Pública

Imprimir

Aconteceu nesta quarta-feira (21), no auditório do Centro de Artesanato, a segunda audiência pública sobre o processo para escolha do Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Piauí. Estiveram presentes na audiência a Comissão Eleitoral, Defensores, representantes de Movimentos Sociais e interessados em conhecer o processo.

“Estou bastante otimista quanto à escolha do Ouvidor. Era para termos já realizado essa eleição, mas infelizmente não foi possível. Mas agora seguimos o trabalho, ao mesmo tempo em que escolhemos o novo Defensor Geral”, comentou a Defensora Geral, Norma Lavenère, ao iniciar a audiência.

O presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos, João Batista Lago, ressaltou a importância da audiência. “Esse é um momento importante. Aqui é mais um passo que a Defensoria dá para instituir sua ouvidoria externa. A Apidep vê com bons olhos a chegada do ouvidor externo, que acrescentará ao nosso trabalho”, reforçou.

Após a abertura dos trabalhos realizada pela Defensora Geral e pelo presidente da APIDEP, o presidente da Comissão Eleitoral, o defensor João Castelo Branco Neto falou sobre ao papel do Ouvidor. “O ouvidor vai colaborar com o nosso trabalho. Ele será o nosso elo com a sociedade. Não vai ser uma supervisão”, afirmou o defensor João Neto, que presidiu a audiência onde foram discutidos o edital, os princípios institucionais e o Instituto da Ouvidoria.

Entidades de diversos segmentos marcaram presença na audiência. “Vejo essa audiência como um momento importante. Principalmente porque muitas instituições são afastadas dos movimentos. Essa aproximação é importante para as comunidades. Todos ganham com essa aproximação”, ressaltou José Alves, presidente da União das entidades comunitárias da zona sul de Teresina.

No mês de março acontecerá a eleição para Ouvidor Geral, onde se escolherá os nomes que irão compor a lista tríplice e que será levado ao Conselho Superior da Defensoria Pública, onde será escolhido o candidato e submetido à Defensora Geral, para após ser nomeado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais