Cidadeverde.com

Polícia divulga relatório da violência em Teresina: 30 pessoas foram mortas em janeiro

Imprimir

A Delegacia Geral apresentou manhã de hoje (02) o relatório de indicadores da violência em Teresina no mês de janeiro de 2015. 30 pessoas foram mortas em 29 ocorrências de homicídios registradas no mês. Uma redução de 37,5% em relação a dezembro de 2014, onde 46 pessoas foram assassinadas.

Entre os números apresentados, houve um aumento no número de latrocínios (roubo seguido de morte). Em dezembro, apenas uma pessoa tinha sido morta ao ser roubada e neste mês três pessoas perderam sua vida. Segundo o delegado geral, Riedel Batista, isso aconteceu porque os criminosos quando vão assaltar estão sob forte emoção.

"Geralmente quando esses menores ou maiores vão praticar o assalto estão drogados, com adrenalina alta e se a vítima faz algum movimento, mesmo que não seja de reação, eles acabam atirando", explica o delegado.

Riedel disse que para coibir esses crimes, foram intensificadas a presença da PM e da polícia civil nos locais onde há maior prática de roubos. "Estamos mapeando esses locais e aumentando o policiamento nas áreas onde há mais práticas desses tipos de delito", destacou.

Números

Os números apresentados pelo Delegado Geral faz um comparativo com os meses de janeiro de 2014 e dezembro de 2014. Segundo Riedel Batista, de modo geral houve uma redução nas ocorrências, mas somente no final de março será possível dizer, concretamente, quais as causas dessas reduções, caso elas continuem. 

“Não tivemos nenhum crescimento de efetivo, tanto na polícia militar quanto na civil, mas fizemos uma adequação do nosso efetivo. Colocamos os policiais civis em sua atividade fim que é a investigação e investimos nos grandes distritos que receberam mais policiais: 1º (Centro), 4º (Parque Piauí), 7º (Parque Alvorada), 8º (Dirceu), 11º (Piçarreira) e 12º (Planalto Ininga) e tivemos uma cooperação maior e mais interação com a Polícia Militar, trabalhando tanto na prevenção como na repressão, prendendo mais pessoas”, argumenta o delegado.

Furto quando os bandidos levam os veículos sem a presença da vítima. Não há violência. 

Roubo quando as vítimas são rendidas pelos bandidos.

Roubo seguido de morte é o latrocínio. Número de ocorrências de homicídios e latrocínios.

Número de vítimas dessas ocorrências de homicídios e latrocínios. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais