Cidadeverde.com

Wellington Dias negocia retomada de operação de crédito de R$ 864 milhões

Imprimir


Wellington Dias em reunião com diretores do Banco Mundial (Foto: Eunice Pinheiro/CCom)

O governador Wellington Dias (PT) se reuniu com a diretora do Banco Mundial, Deborah Wetzel, e sua equipe na terça-feira (3) para tratar da retomada da operação de crédito no valor de US$ 320 milhões, com desembolso previsto em um prazo de três anos. O empréstimo contempla as áreas de saúde, educação, agricultura familiar, meio ambiente, gestões fundiária e pública. Essa transação foi suspensa quando o Estado deixou de honrar compromissos com a União e foi incluído na lista de inadimplentes.

"Já conseguimos diminuir os índices de extrema pobreza no Estado, melhoramos a saúde e educação nos últimos anos. Agora, precisamos ter um olhar mais voltado para a prosperidade do Piauí", argumentou o governador, que declarou já ter conversado com a presidenta Dilma Rousseff (PT) e obtido dela o apoio para a continuidade das negociações para o empréstimo.

Segundo Wellington Dias, o apoio da União para que as negociações com o Banco Mundial sejam retomadas é de extrema importância porque a operação necessita desse aval do Governo Federal. "Isso aconteceu porque a operação com o Banco foi suspensa quando o Estado se tornou inadimplente com União. Como o problema já foi solucionado, conseguimos que uma equipe do Banco visite o Piauí para atualizar o projeto", informou.

Os técnicos do Banco Mundial devem visitar o Piauí na próxima semana. "Quero deixar claro que temos total interesse nessas duas operações com o Banco Mundial. Para isso, peço que a equipe faça um esforço concentrado durante a visita", reforçou Wellington Dias.

O governador pediu para que o grupo avalie todos os setores que serão beneficiados e que constate as necessidades deles. Para subsidiar este trabalho, serão observados os eixos que estão sendo desenvolvidos no Estado, como modernização, fortalecimento da educação, qualificação tecnológica e qualidade de vida. O petista ressaltou ainda a capacidade positiva de pagamento de compromissos financeiros do Estado.

Wellington Dias também destacou a importância que a agricultura familiar possui no Estado, já que o setor será diretamente beneficiado com os recursos do empréstimo. "O potencial é muito grande e contará agora com maior infraestrutura, com investimentos em hidrovias, rodovias e aeroportos".

Na educação, o governador explicou que a meta é levar para as escolas mais de 400 mil alunos - o dobro do que existe atualmente. 

Participaram da reunião a vice-governadora Margarete Coelho, os secretários de Fazenda, Rafael Fonteles, e Planejamento, Antonio Neto, além da senadora Regina Sousa (PT).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais