Cidadeverde.com

Firmino vai a Belo Horizonte conhecer PPPs que podem ser implantadas em Teresina

Imprimir

O prefeito Firmino Filho (PSDB) está em Belo Horizonte (MG) conhecendo experiências em parcerias público-privadas (PPPs) na capital Mineira. Também viajaram na comitiva os secretários municipais de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, e de Finanças, Jalisson Hidd. O grupo piauiense esteve reunido com o prefeito Márcio Lacerda e conheceu o Hospital Metropolitano e a Unidade de Educação Infantil Maldonado. 

Segundo Bonfim, as PPPs de Belo Horizonte servirá como exemplo para iniciativas semelhantes em Teresina. “O Hospital Metropolitano é uma unidade regional que possui 439 leitos e foi iniciada em 2012. Também conhecemos escolas que trabalham com Ensino Fundamental e Educação Infantil que são de 2011. A parceria com uma empresa acertou a construção e 56 escolas, das quais 26 já foram concluídas”, descreve o secretário. 

Ele acrescenta que também foram apresentados a projetos de estacionamentos públicos e iluminação que ainda estão em fase de análise pela prefeitura de Belo Horizonte. 

“São iniciativas interessantes e que dependem de estudos para serem adaptadas à Teresina. O ex-secretário Charles Marx vai cuidar desta parte de analisar a viabilidade econômica. No caso das escolas, em Belo Horizonte, a empresa vencedora da licitação da PPP constrói e mantém as unidades por 20 anos e o município trata da questão pedagógica. É algo benéfico porque o dinheiro inicial vem das empresas e o poder público paga para amortizar este investimento”, descreve. 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais