Cidadeverde.com

Matizes realiza campanha de doação de sangue no Hemopi

Imprimir

O Grupo Matizes realiza, nesta quarta-feira (11), a partir das 9h, a 4ª edição da campanha Nosso Sangue pela Igualdade. O ato, que este ano tem o tema “Ó abre alas, que eu quero doar”, acontece no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), situado na Rua 1° de Maio, Centro de Teresina.

Para Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes, a ação é importante para os que necessitam das bolsas de sangue que são disponibilizadas pelo Hemopi. “Neste período de carnaval, o estoque de sangue do Hemopi fica reduzido e realizamos essa campanha para colaborar com o Centro”, pontua.

Além de contribuir para aumentar o estoque de bolsas de sangue do Hemopi, a campanha é um protesto contra a Portaria nº 1.353/2011, do Ministério da Saúde. A portaria foi expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e classifica como grupo de risco “homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou parceiras sexuais destes”. Assim, de acordo com o documento, estes candidatos são inaptos para doação de sangue.

Na avaliação do Grupo Matizes, a portaria é preconceituosa e representa um retrocesso pela igualdade de direitos do público LGBT. “Essa portaria é um atraso na luta pela igualdade dos direitos da comunidade LGBT, em especial para os homens gays e bissexuais”, afirma Carmem Ribeiro, também coordenadora do Matizes. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais