Cidadeverde.com

Unidos da Santana desfila com enredo sobre Piauiês e fuxico

Imprimir

Não sei se você já sabe, mas deixa eu te contar o que me disseram acolá: tem uma escola de Teresina aí que inventou de levar pra Marechal Castelo Branco um assunto assim, que acho que vai dar o que falar: a fofoca. Tu acredita? Pois é. É a Unidos da Santana, lá da Usina Santana. 

Os responsáveis pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Santana vão apresentar o enredo “Das Cavernas ao Celular: o Fuxico Piauiês é Cultura Popular”, que quer mostrar que a fofoca sempre esteve no meio da cultura piauiense. Será que é verdade?
 
O presidente e carnavalesco da G. R. E. S. U. S., Kal Angelus, conta que a escola nasceu a partir do projeto social Música da Periferia que surgiu em 2010. “No ano passado fizemos uma pequena apresentação e em 2015 nós vamos desfilar com um carro alegórico e 300 componentes, sendo 80% da Santana e o restante de convidados”, foi o que ele me disse. 

 

 

Angelus falou ainda que a ideia é mostrar pra todo mundo que a escola quer fazer bonito e não é apenas mais uma no universo do samba teresinense. A Unidos da Santana será a segunda a desfilar na terça-feira (17), na Marechal Castelo Branco.

A escola vai também mostrar as particularidades do piauiês e sua riqueza. Mas e o fuxico? A agremiação acredita que ele surgiu na época das cavernas... Aqui no Piauí, ele teve um espaço especial na região da Serra da Capivara. O tempo foi passando, aí chegaram as novas formas de comunicação: a carta, o telefone, o computador, o smartphone, e hoje todo mundo consegue fuxic... digo, se comunicar muito mais facilmente, com esses Twitter, Facebook, WhatsApp... Mas é mesmo, não é não? 

Samba-enredo da Unidos da Santana:

 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais