Cidadeverde.com

Skatista pede ajuda na internet após descobrir Leucemia Aguda

Imprimir

Amigos do skatista amador teresinense Zacarias Gondim, 20 anos, iniciaram uma campanha na internet para ajudar o esportista a arrecadar dinheiro para custear o tratamento de uma Leucemia Aguda em São Paulo. A doença foi descoberta recentemente pegando a família de surpresa. Em um vídeo postado no Facebook, o skatista relata os sintomas que vinha sentido até o diagnóstico final.

Assista ao vídeo:

Zac, como é conhecido, perdeu a mãe há um ano também vítima de câncer. Ele conta que peregrinou por alguns hospitais até conseguir o diagnóstico da leucemia. "Há uns meses eu vinha sentindo tonturas, dores de cabeças intensas que chegava a desmaiar. Eu também vomitava. Ia de hospital em hospital e ninguém conseguia dizer o que realmente eu tinha, até que comecei a botar sangue, fiquei internado no HUT, fiz alguns exames e ninguém conseguia me diagnosticar. Meu tio conseguiu para mim uma consulta em um hematologista e ele me diagnosticou com leucemia aguda, um câncer no sangue", relata.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais. A medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos (principalmente esterno e bacia) e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos figurados do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.

O skatista afirma que sempre teve uma vida normal, gostava de praticar esporte e que nunca se envolveu com drogas ou bebidas alcoólicas. "Eu sempre fui um rapaz atleta. Nunca me envolvi com drogas, bebidas. A única coisa que eu gostava era passar a noite em computador, como todo jovem faz. Sempre mantive uma vida normal e saudável, às vezes eu não me alimentava direito, tive anemia, perdi minha mãe há um ano, com câncer. Uma das grandes influências para eu ter aumentado a minha chance de ter cãncer foi isso", fala no vídeo que já teve mais de 90 compartilhamentos.

De acordo com Zacarias, por ser leucemia aguda, o tratamento com quimioterapias já não é possível. Só um transplante ajudaria o jovem. Ele pede ajuda financeira para se deslocar à capital paulista. "Eu estou aqui hoje para pedir ajuda, porque como o meu quadro é agudo, a médica pediu para eu tratar a doença em São Paulo. Aqui no Piauí não fazem transplantes de medula óssea. Então, eu estou precisando muito de ajuda financeira para eu poder ir. O SUS leva para São Paulo, custeia o tratamento, mas é quando a gente já está em último caso, depois de ter tomado todas as quimioterapias. A médica disse que a minha medula já está falhando. Eu não tenho condições de receber as "quimio" e preciso ir urgente pra lá, só que o SUS não manda agora", fala emocionado.

A amiga de Zac, Kareen Bruna Sena, disse que serão feitos shows artísticos e que toda a renda será revertida para o skatista. "Alguns amigos vão fazer shows e hoje vamos percorrer avenidas para arrecadar dinheiro. Vamos no Dirceu e no Centro onde tem bloco de carnaval", informa.

Segundo Kareen, o jovem ganhou as passagens aéreas, mas só isso não é suficiente. "Ainda falta muita coisa", relata.

Uma conta bancária foi disponibilizada para que qualquer pessoa ajude:

Agência 5602-2 
Conta 40.258-3 

Banco do Brasil em nome Zacarias Gondim

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais