Cidadeverde.com

Arquidiocese lança Campanha da Fraternidade e chama população à servir

Imprimir
  • IMG_8547.jpg Caroline Oliveira
  • IMG_8550.jpg Caroline Oliveira
  • IMG_8557.jpg Caroline Oliveira
  • IMG_8560.jpg Caroline Oliveira
  • IMG_8563.jpg Caroline Oliveira
  • IMG_8566.jpg Caroline Oliveira
  • IMG-20150219-WA0002.jpg Caroline Oliveira
  • IMG-20150219-WA0000.jpg Caroline Oliveira
  • IMG-20150219-WA0001.jpg Caroline Oliveira

"Quero uma Igreja solidária, servidora e missionária, que anuncia e saiba ouvir. A luta por dignidade, por justiça e igualdade, pois eu vim para servir". Esse é o refrão do hino da Campanha da Fraternidade 2015, que convida a sociedade para servir com a Igreja incentivando o diálogo, colaborando para a uma sociedade mais justa solidaria e fraterna.

De acordo com o coordenador da campanha em Teresina, padre Leonildo Campelo, o tema foi escolhido pela CNBB a pedido da sociedade. "Todos os anos os temas são discutidos com a sociedade, mas neste em especial houve um pedido maior para que a Igreja pudesse discutir esse tema, já que as pessoas estão desacreditadas e querem despertar o serviço nos corações", explicou o coordenador, que destacou ainda que a Igreja sempre colaborou com a sociedade.

Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade
Lema: Eu vim para servir
Campanha da Fraternidade 2015

O vigário geral e presidente da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, afirmou que o tema chama os cristãos a servir. "Não podemos ser cristãos só com água benta, escapulário e medalhas. Tem que, de fato, viver servindo. Temos que sair da nossa área de conforto. Mas isso não significa que precisamos viver na periferia e passar fome, mas sim procurar e dar prioridade para ajudar ao próximo".

Tony Batista fez uma prestação de contas do serviço da Igreja em Teresina, desde o primeiro arcebispo Dom Severino Vieira de Melo, que fundou a Liga das Senhoras Católicas, a qual ajudava gestantes e pessoas carentes, até Dom Avelar Brandão Vilela, que implantou centros de saúde em vários bairros onde o Estado não chegava, centro educacionais e a Faculdade de Filosofia, que depois deu origem à Universidade Federal do Piauí.

"Dom Avelar também criou a ASA, a Rádio Pioneira fazendo com que a Igreja sempre saísse a serviço da sociedade. Hoje nós temos o Lar da Fraternidade, o Centro Maria Imaculada, o Lar da Misericórdia e tantos outros que funcionam com o auxílio direto da igreja", detalhou.

O arcebispo metropolitano de Teresina, Jacinto Brito, disse que a Igreja sempre está presente nas discussões da sociedade e que temas como as drogas, a corrupção e a desagregação familiar sempre são tratados e discutidos também na Igreja. "Podemos combater os dramas da sociedade e trabalhar para atacá-los. Este tema traz uma conversão, que é uma mudança de mentalidade que precisamos ter, por exemplo, com a corrupção, onde quem não corrompe hoje é um 'bobo'. Isso  precisa ser mudado", finalizou.

A vereadora Teresa Britto participou da solenidade de lançamento, representando a Câmara Municipal de Teresina e destacou que já foi aprovada uma sessão para debater o tema da Campanha da Fraternidade e ainda não tem data marcada para acontecer. 

A Campanha será lançada com a sociedade no próximo sábado(21), às 16 horas no Parque Potycabana e segue até o dia 29 de março, Domingo de Ramos, com a Coleta Nacional da Solidariedade - Pão e Justiça para todas as pessoas. 

 

Flash de Caroline Oliveira
Redação de Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais