Cidadeverde.com

Situação do Flamengo precisa de uma ação imediata da torcida rubro-negra

Imprimir

Há cerca de 20 dias escrevi aqui mesmo no Cidadeverde.com que a presença do Esporte Clube Flamengo no Campeonato Piauiense de 2015 era bastante duvidosa, tendo em vista os graves momentos vividos pela agremiação, cujos dirigentes estão envolvidos com processo na Justiça. Um grupo de rubro-negros contesta a venda do patrimônio na BR 316, com denúncias de irregularidades, conforme o advogado Mauro Mota declarou em entrevista à imprensa.

Afinal, vender um patrimônio alheio precisa cumprir os requisitos mínimos de decência e de honestidade. Igualmente está sendo contestada a legalidade da diretoria comandada pelo senhor Jankel Costa. O caso rola há algum tempo e ficou muíto claro na temporada esportiva de 2014, quando os torcedores se afastaram dos estádios em sinal de protesto e algumas vezes exibiram faixas  exigindo o afastamento de dirigentes.

Atualmente o Flamengo só existe no nome. Até mesmo os troféus, símbolos de conquistas do clube, foram levados para local desconhecido. Com certeza, a agremiação rubro-negra não tem condição legal perante a própria Federação de Futebol do Piauí. Diante dos fatos, a FFP resolveu agir para ter o Flamengo no Campeonato e ofereceu o apoio(não tenho detalhes do apoio) ao empresário Leal Filho para assumir o futebol rubro-negro. Seria uma espécie de arrendamento, deixando para os atuais dirigentes a responsabilidade de cuidar das questões junto à Justiça. Parecia tudo acertado, pelo menos nas notícias veiculadas em parte da imprensa esportiva.

Apenas parecia, porque nesta quinta-feira(19) tudo mudou. Leal anunciou a desistência, porém sem deixar os motivos muito claros. Comenta-se que a diretoria atual teria desistido do acordo e insistia em permanecer de "dona" do Flamengo.

E agora ? Faltando praticamente 20 dias para abertura do Campeonato, o Flamengo está sem rumo e com pouquíssimas  possibilidades de resolver as pendências. Como sair do zero para formar comissão técnica  e elenco de jogadores ?  E um clube como Flamengo entrar no Campeonato apenas como figurante, não é aceitável. Em qualquer competição local, o Flamengo é para ser candidato ao título, disputando em pé de igualdade com os demais concorrentes.

Está faltando uma mobilização da imensa torcida rubro-negra para afastar os atuais dirigentes, apoiar uma interventoria, apurar os fatos que geraram a situação atual, recuperar na Justiça o que pertence ao Flamengo e mostrar que uma meia dúzia não pode se apropriar de um patrimônio do futebol piauiense.

E é preciso dizer também que a imprensa esportiva precisa cumprir com o seu papel, o que aliás, nem ela mesma fez no caso da APCDEP. Ainda assim, há necessidade de uma reação.

E ainda perguntam por que as empresas não apoiam o futebol piauiense. O que está acontecendo no Esporte Clube Flamengo é uma das respostas.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais