Cidadeverde.com

Invicto, Galo aproveita folga para corrigir erros e não repetir frustração da Série D

Imprimir

Invicto e líder do Grupo D da Copa do Nordeste após três rodadas, o River aproveita a folga no calendário para tentar corrigir os erros apresentados nos empates diante de Ceará e Fortaleza. O objetivo é evitar a repetição de erros que resultaram na desclassificação tricolor no Campeonato Brasileiro da Série D de 2014.

A preocupação se justifica. No ano passado, o Galo teve nas três primeiras rodadas da Série D exatamente o mesmo desempenho apresentado nos três jogos iniciais do Nordestão 2015: uma vitória fora (Guarany de Sobral) e dois empates em casa (Remo e Moto Club). O baixo rendimento no Albertão, aliás, foi um dos fatores determinantes para a desclassificação riverina.

Após os empates contra Ceará e Fortaleza, o auxiliar-técnico Hélio Pinheiro destacou a necessidade de recuperar fora de casa os pontos perdidos no Albertão. "Acho que no segundo tempo (do jogo contra o Fortaleza) o River foi um time bem vibrante, um time diferente da primeira etapa. Jogando dessa maneira fora de casa a gente vai atrás do resultado. O grupo já mostrou que é forte contra o Botafogo-PB, jogando fora. Jogar duas partidas em casa e empatar a gente não queria, mas no futebol acontece dessas coisas. Satisfeito eu acho que a gente não está", comentou o braço direito de Flávio Araújo.

Como o River só volta a campo no dia 3 de março, novamente contra o Fortaleza, desta vez no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense, o elenco tricolor tem muito tempo para corrigir os erros apresentados nos tropeços em casa. Mesmo na liderança do "grupo da morte", os comandados de Flávio Araújo preferem a cautela.

"Caímos no chamado 'grupo da morte', mas focamos bem. Vamos continuar correndo por fora. Fortaleza e Ceará continuam sendo favoritos. Vamos continuar trabalhando, deixando eles serem os grandes e nós o pequeno mesmo. Mas queremos surpreender”, argumentou no sábado (21) o goleiro Naylson, um dos destaques do time na Copa do Nordeste.

Capitão e jogador mais experiente do time, o atacante Warley também defende que a classificação tricolor só será possível caso o elenco mantenha os pés no chão. "A gente continua da mesma forma, sendo o 'patinho feio', a equipe que não vai chegar. Mas aqui dentro a gente sabe do nosso potencial e da nossa qualidade. Provamos dentro e fora de casa. Esta 'folia' de torcedor e imprensa a gente deixa para o extra-campo, porque dentro de campo sabemos que temos que trabalhar muito para pensarmos em classificação”, disse o veterano.

Principal nome do setor de marcação do Galo, o volante Amarildo engrossa o coro. "O River entrou como o 'pato feio' da história, que ia tomar um monte de goleada, o time que ia entrar só para participar... Mas  dentro de campo não mostramos isso. Mostramos que viemos para brigar por uma vaga. O nosso objetivo é esse”, destacou.

Elenco equilibrado

Para não repetir a frustração da Série D, o River aposta muito na qualidade do seu elenco. No empate contra o Fortaleza, por exemplo, a melhora tricolor teve participação direta dos reservas Fabinho e Lucas. O primeiro fez o gol que deu início à reação riverina, enquanto o segundo foi o protagonista do pênalti que resultou na igualdade do placar.

"A gente não tem um time. Tem um grupo, um elenco muito bom. O Lucas, o Fabinho e o Michael entraram e deram uma velocidade maior no segundo tempo", observou Hélio Pinheiro.

Contra o Fortaleza, o grupo tricolor estará ainda mais reforçado. Livre de suspensão, o zagueiro Índio deve refornar ao time titular na vaga de Bruno Lopes. Além disso, Eduardo, que ficou fora do duelo da última quarta-feira (18) por conta de uma lesão, também deve recuperar sua vaga entre os 11, mandando Fábio Paulista de volta ao banco de reservas. O outro reforço não entrará em campo, mas é peça fundamental no planejamento riverino. Trata-se do técnico Flávio Araújo, que, suspenso, assistiu ao jogo diante dos cearenses das cabines do Albertão.

 

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais