Cidadeverde.com

Governo transformará Interpi em secretaria; veja outras mudanças

Imprimir

O secretário de governo Merlong Solano informou nesta segunda-feira (23), durante entrevista ao Jornal do Piauí, que o governador Wellington Dias vai enviar no início de março, um projeto de lei para Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) com uma minirreforma administrativa. Entre as mudanças, a transformação em secretaria do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Para Merlong, a intenção é dar ao gestor mais respaldo político para combater a grilagem de terra, principalmente no sul do estado. Outra mudança é o desmembramento do Iapep do Fundo de Previdência do Estado. Este ficará vinculado à Secretaria de Administração, assim que for criada a Superintendência de Previdência de Servidores do Piauí.  "Vamos fazer uma série de doações para o fundo previdenciário vendendo terras, prédios, além de recursos do governo federal", declarou.

O governo deverá criar ainda uma  agência reguladora de obras públicas-privadas, além de transformar a Agespisa em autarquia. A empresa, sem capacidade de investimentos, sofre com uma dívida superior a R$ 1 bilhão.

"Um dos pontos da reforma que estamos articulando é a mudança da Agespisa para autarquia, essa decisão tinha sido adiada, mas agora não tem mais para onde ir. O Piauí não deve ficar de fora da corrida pelo saneamento básico que tem muitos investimentos do governo federal. O processo será o mesmo da ADH", explica.

Metrô

Merlong comentou ainda sobre a situação da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), que está sem gestor desde que o governo rompeu com o deputado estadual Evaldo Gomes (PTC). O titular da pasta, Mauro Luiz Cordeiro de Araújo, era uma indicação do parlamentar. "O novo nome ainda não foi definido", declarou.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
Hérlon Moraes 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais