Cidadeverde.com

Cacau em pó: benefícios que vão além da sensação de bem-estar

Imprimir

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados do mundo. É, de fato, delicioso, pode ser consumido das mais variadas maneiras, deixa qualquer receita mais gostosa, e ainda carrega a fama de ser um grande aliado no combate ao mau humor.

Mas será que este benefício atribuído ao chocolate realmente faz sentido? Por que o alimento é tão conhecido por proporcionar sensação de bem-estar?!

A resposta está no cacau, seu principal ingrediente – que, entre outras vantagens, proporciona prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina.

Porém, é claro, todo mundo sabe que não é recomendável consumir chocolates em grandes quantidades e com muita frequência. Isso porque, no chocolate, além do cacau, são incluídos diversos ingredientes que o tornam gorduroso, calórico – o que pode, no caso de um consumo exagerado, levar à obesidade e causar outros problemas sérios de saúde.

Dessa forma, a melhor maneira de usufruir dos benefícios que o cacau pode oferecer – e que não se resumem somente a proporcionar a sensação de bem-estar – é consumi-lo em pó e sem a adição de açúcar.

Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.

Benefícios do cacau em pó à saúde

As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras. Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.

Conheça os principais benefícios que o cacau pode oferecer à saúde:

1. É antioxidante

Fernanda Machado, nutricionista da Nutri Import, destaca que o cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

2. Melhora o humor

Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.

“O cacau eleva os níveis de serotonina – neurotransmissor que melhora o humor –, é fonte de dopamina – que atua no controle do movimento, memória e sensação do prazer – e feniletilamina – que atua no sistema nervoso central –, gerando uma boa sensação de bem-estar”, ressalta Fernanda.

3. É benéfico para o intestino

O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.

4. É aliado do coração

Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.

O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.

5. Beneficia pessoas com diabetes

O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes, pois está relacionado com melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença).

Cacau em pó: aliado no emagrecimento?

Além de ajudar a evitar o envelhecimento precoce, proteger o coração, melhorar o humor, o cacau em pó pode ser ainda um grande aliado de quem deseja perder uns quilinhos.

O cacau é rico em polifenóis – substância que, além de antioxidante (combate os efeitos dos radicais livres no organismo), é considerada termogênica, ou seja, está relacionada à queima de gordura.

Claro, para isso, o cacau deve ser incluído em uma dieta equilibrada, orientada por um nutricionista.

Fernanda acrescenta que o cacau em pó é um grande aliado na dieta e vida saudável, pois proporciona, além de benefícios, uma sensação de prazer e gostosura, “o que o faz ser uma boa indicação para aqueles momentos em que a pessoa tem vontade de comer chocolate”.

Como consumir o cacau em pó?

O cacau em pó pode ser utilizado nas mais variadas receitas saudáveis. De acordo com Fernanda, boas dicas são utilizá-lo na preparação de bolos, cookies, panquecas, vitaminas.

“Uma boa opção é colocar também o cacau polvilhado no iogurte, na banana quente e com frutas. O que vale é utilizar a criatividade de acordo com o gosto de cada um”, acrescenta a nutricionista.

Fernanda destaca que o cacau não é doce. “Portanto, dependendo da receita, é necessário utilizar adoçante ou mel, agave, adoçante natural ou açúcar mascavo. Não é necessário adoçar quando for utilizar nas frutas”, diz.

A quantidade recomendada para consumo varia muito de pessoa para pessoa e deve ser indicada por um nutricionista ou nutrólogo, para que os benefícios do cacau de fato possam ser aproveitados.

“Como o cacau tem forte sabor, geralmente não é necessário usar muito. A quantidade vai depender também da receita”, acrescenta Fernanda.

Receitas saudáveis com o cacau

1. Banana com cacau para o pré-treino

Ingredientes

- 1 banana prata

- 1/2 colher (café) de cacau em pó

- 2 colheres (sopa) de aveia

- 1 colher (sobremesa) de melaço de cana

- 1/2 colher (café) de canela

Modo de preparo: Basta cortar ou amassar a banana e acrescentar os demais ingredientes.

2. Shake com biomassa de banana verde e cacau

Ingredientes

- 200ml de leite de arroz ou leite de amêndoas

- 1 colher (sopa) de cacau em pó

- 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente gelo se desejar e sirva em seguida.

3. Vitamina com banana e cacau

Ingredientes

- 200ml de água ou leite de amêndoas

- 1 colher (chá) de cacau em pó

- 1 banana prata

- 1 colher (sopa) de aveia

- 1 colher (sopa) de amaranto

- 1 colher (chá) de chia

- Canela em pó a gosto

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente gelo e sirva.

4. Bolo integral de cacau

Ingredientes

- 2 xícaras de farinha de trigo integral

- 4 colheres (sopa) de cacau em pó

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1/2 xícara de adoçante forno e fogão sucralose ou outro de sua preferência

- 1/2 xícara de óleo de coco

- 2 xícaras de água

Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes, deixando por último o fermento. Coloque em uma forma untada com óleo de coco e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 a 45 minutos ou até o palito sair seco.

Agora você já tem algumas dicas para incluir o cacau em pó na sua alimentação. Mas lembre-se: para usufruir de todos os benefícios que ele pode oferecer, o ideal é seguir sempre as orientações de um nutricionista.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais