Cidadeverde.com

Acidente de ônibus em SC deixa quase 50 mortos

Imprimir

Hospitais de Joinville, no Norte catarinense, divulgaram  na manhã deste domingo (15) boletins médicos com o estado de saúde de vítimas do acidente com um ônibus que deixou ao menos 49 mortos  na Serra Dona Francisca, naquela região.

 

Das 58 pessoas que estavam no ônibus, conforme contabiliza a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do município, pelo menos 9 continuam internadas até as 9h deste domingo.

Conforme a assessoria de imprensa da SDR,  45 corpos dos 49 mortos no acidente foram identificados. Familiares estão em Joinville e aguardam a remoção dos mesmos para a cidade natal das vítimas.

 O Hospital Infantil atualizou os boletins às 9h deste domingo, sobre duas crianças que estão hospitalizadas no local, uma em estado grave e outra em estável. Já o Hospital Regional de Joinville, que emitiu comunicado às 8h20, informou que todos os pacientes tiveram politraumatismos.

Crianças
Arthur Vieira Telles de Abreu, 1 ano e 9 meses,  permanece internado em estado grave na Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, na UTI em estado grave.

Brayan Lohan de Almeida, 2 anos e 9 meses,  permanece em observação no pronto-socorro do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em estado estável.

Adultos
Alana Aparecida Pires, sem idade confirma, foi transferida na madrugada para o Hospital Dona Helena, em Joinville. Em estado estável.

Alex de Lima Zenere, sem idade confirmada pelo hospital, está no Centro Cirúrgico, onde se recupera de cirurgia. Estado considerado grave.

Derlei  Linhares, de 18 anos, está na Sala de Emergência. Apresenta fraturas graves, mas com quadro estável.

Elton John de Almeida, sem idade confirmada pelo hospital, permanece em atendimento na Sala de Emergência. Estado considerado grave.

Lucas Kauan Vieira, de 18 anos,  está em quarto de internação, com quadro estável.

Rosângela Linhares, sem idade confirmada pelo hospital, paciente está no Centro Cirúrgico, onde se recupera de cirurgia. Estado estável.

Não identificado
Vítima mulher, ainda não identificada pelo Hospital Regional de Joinville,  se recupera de cirurgia no Centro Cirúrgico, em estado grave.

Vítimas fatais
Anderson Celis Junior; André Luiz Carvalho; Assinara A de Oliveira; Camile Araújo Sieves; Carlos Alberto de Almeida; Cérgio Antonio da Costa (motorista); Conrado Schier Filho; Darci Crespo Linhares; Deornirce Margarete Fontana Lima; Hildo L. de Souza; Janaina Darcley Ribeiro de Lima; Lariana Regina Vieira; Luiz Cesar Araújo; Maria Anisia Kutianski Agostini; Marise Antunes da Conceição Schier; Marli Terezinha Ribeiro; Mateus Costa; Melissa Jane Da Silva; Renan R. Chrisostemo; Roseli Chrisostemo; Sandra Jiliane Costa; Sônia Regina Vieira; Terezinha D. Carvalho; Thiago Roberto Barbosa; Wesley Araujo Sieves

O acidente
O motorista do ônibus, com placas de União da Vitória, no Paraná, teria perdido o controle do veículo em uma curva. O local do acidente fica próximo a um mirante na região turística conhecida como Serra Dona Francisca.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, o grupo saiu de União da Vitória e atravessava Santa Catarina para ir até um evento religioso em Guaratuba, também no Paraná.

 Resgate
Equipes trabalham desde o fim da tarde de sábado (14) no resgate de feridos. Pelo menos 15 viaturas e ambulâncias foram mobilizadas no local, mas as equipes enfrentaram dificuldades por conta da escuridão e pela falta de sinal de rádio e celular no local.

O grupo de Bombeiros Voluntários de Joinville se reuniu para organizar uma operação de resgate que deve atravessar a madrugada.

O trânsito permaneceu interditado nos dois sentidos para os trabalhos de resgate até o fim da noite. O ônibus deve ser retirado na manhã deste domingo (15), conforme o governo do estado.

 Luto oficial
Conforme a prefeitura de Joinville, a cidade decretou luto oficial por três dias por causa do acidente.

Mensagem do governador
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, acompanha as ações de resgate e postou uma mensagem de solidariedade aos profissionais e às famílias das vítimas em uma rede social.

"A maior tragédia de trânsito da história de Santa Catarina. Policiais, bombeiros, técnicos do IGP, reforçamos todas as equipes. Nossos irmãos paranaenses, de modo muito especial os familiares, recebam nossos sentimentos de dor e pesar nesse momento tão triste. #?Tristeza? ?#?Solidariedade? ?#?Paraná? ?#?SantaCatarina?", escreveu Colombo.

Ajuda de motoristas
Segundo relato da repórter da RBS TV Marjorie Caturani, que chegou ao local instantes após o acidente, motoristas de outros veículos tentaram descer a ribanceira para tentar prestar socorro aos passageiros do ônibus. Muitas das vítimas resgatadas com vida estavam desacordadas.

Inquérito
O delegado Rodrigo Bueno Gusso afirmou que um inquérito já foi aberto para apurar as causas do acidente. Ele foi até o local, mas uma perícia deve ser feita no veículo.

Gusso também não descarta a possibilidade de ouvir os sobreviventes, quando tiverem se recuperado.  Ele também vai aguardar os exames no corpo do motorista, para saber se pode ter tido algum mal súbito. O resultado da investigação será encaminho para a Polícia Civil de Trânsito.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais