Cidadeverde.com

Vereador de Teresina critica doação de terreno do CFAP ao TRE

Imprimir

O vereador R. Silva, do PP, criticou nesta quinta-feira (19) durante sessão na Câmara Municipal, a doação de um terreno do governo do estado ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A mensagem com a cessão do imóvel foi enviada pelo governador Wellington Dias à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O terreno pertence  ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). No local será construída a nova Central do Eleitor de Teresina. 

O parlamentar, que pediu uma audiência pública, disse que a solicitação fosse feita com urgência ao presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o deputado Firmino Paulo (PSDB).

“É inadmissível um projeto que vem exatamente para acabar com o único único espaço que o Estado dispõe para formar policiais militares para treinamentos, reuniões, grandes planejamentos, formaturas, para combater a violência no nosso estado e na nossa cidade. E o governador num ato ditatorial, e não vou poupar também a nossa vice-governadora, que quando estavam na campanha política assumiram o compromisso para reduzir a violência na nossa cidade. E o que ele está fazendo? É reduzir a capacidade de formar homens e mulheres, cada vez melhores no nosso Estado para combater a violência, sem ouvir os representantes, a Câmara e a sociedade. O terreno pertence ao Governo do Estado, mas ele deveria primeiro ouvir o povo, que foi quem botou ele lá no poder”, afirmou R. Silva.

Segundo o vereador, o CFAP é de grande importância na formação de praças e aperfeiçoamento de oficiais especiais. Além disso, ele contém espaços de banda de música, stand de tiros, batalhão do Ronda Cidadão, BOPE, agrupamento aéreo e quadras para prática de esportes e treinamento de policiais militares.

Em nota, o TRE disse que a doação é do terreno onde funcionou o 1º Batalhão de Polícia Militar e não do imóvel onde fica o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP. Segundo o tribunal, no terreno deverá ser erguido o Fórum Eleitoral de Teresina, onde funcionará entre outros órgãos, a Central de Atendimento ao Eleitor. 

“Que permitirá atender ao eleitorado do nosso Estado de forma mais adequada, com maior conforto e comodidade. Com isso, Teresina deixará a incômoda situação de ser a única Capital de Estado a não possuir Fórum Eleitoral com instalações adequadas”, disse o presidente do TRE, desembargador Edvaldo Moura.

O magistrado ressalta ainda que o ato do governador foi emanado em respeito aos ditames da Constituição Estadual, estando submetido à apreciação dos deputados estaduais. “O que afasta por completo a pecha de “ditatorial”, como equivocadamente entendeu o mencionado vereador”, disse.

Edvaldo Moura destaca ainda que o TRE está aberto para prestar qualquer outro esclarecimento que o vereador entenda necessário. “Inclusive franqueando-lhe acesso às plantas e demais documentos internos, que comprovam cabalmente o equívoco”, finalizou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais