Cidadeverde.com

Falta de medicamentos afeta 1.500 diabéticos atendidos pelo SUS no Piauí

Imprimir

Cerca de 1.500 diabéticos do Estado estão prejudicados com a falta de remédios distribuídos através do Sistema Único de Saúde (SUS), na Fármacia de Medicamentos Excepcionais, localizada no centro de Teresina. O secretário estadual de Saúde, Francisco de Assis Costa, garante que o fornecimento será regularizado ainda nesta terça-feira (24). 

"Hoje mesmo estaremos tentando restabelecer a regularidade do fornecimento que se deu devido ao montante de débito que foi condicionado aos fornecedores e empresas que distribuem esses medicamentos no Estado. Conseguimos parcelar esse débito e já empenhamos as novas compras", disse o secretário.

Ao todo cerca de 260 tipos de medicamentos excepcionais são distribuídos pelo estado para atender a demanda de 16 mil pacientes que não têm como custear os remédios, geralmente, de alto custo. 

O secretário explica que a atual licitação garante o fornecimento de medicamentos por até três meses e dentro do prazo será realizado um novo processo licitatório para evitar irregularidade no atendimento. 


"Todos os medicamentos estão empenhados juntos ao fornecedores e agora é só logística de entrega. Os remédios para diabéticos estarão disponíveis a partir de hoje e até o fim da outra semana tudo será regularizado", finaliza Francisco de Assis. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais