Cidadeverde.com

Congresso Médico se encerra com 40 palestras de diversas especialidades

Imprimir

O XIII Congresso Médico do Piauí e o I Congresso Sampi se encerraram neste domingo (29). Durante quatro dias 20 convidados nacionais, 80 profissionais da medicina do Piauí e muitos acadêmicos de medicina das várias faculdades e universidades do Estado estiveram reunidos, compartilhando, aprendendo e valorizando a medicina desenvolvida no Brasil, em especial, a de Teresina.

 

 

Cerca de 600 inscritos acompanharam 40 palestras que trataram de temas ligados à cardiologia, neurologia, pediatria, obstetrícia, geriatria, ortopedia, clínica geral, urologia, ginecologia, além de cursos práticos nas áreas de reanimação neonatal, reanimação cardiorrespiratória, sutura e abordagem neurológica.

Para o médico e professor Edison de Araújo Vale, cirurgião plástico que ministrou curso prático de sutura, o evento conseguiu algo inédito em congressos, que foi promover o contato direto do estudante, independente do período em que esteja, com as práticas que desenvolverão ao longo da vida profissional. “Nesse congresso os acadêmicos tiveram a oportunidade de pôr em prática, técnicas de manuseio de instrumentos, corte, suturas que os acompanharão por toda a vida profissional, independente da área que escolherem. Para mim o congresso e o curso superaram as expectativas”, disse o professor.

“O curso prático de sutura e as palestras que participei foram excelentes. Daqui saio mais certo de que treinamentos e estudo constante são essenciais para uma carreira promissora. E essa que eu quero seguir”, afirmou Lucas Martins, que cursa o 3ºperíodo de medicina na Uespi.

Para o palestrante pernambucano Romeu Krause, que tratou sobre “Prótese articular na Osteoartrite de Joelho”, participar do XIII Congresso Médico do Piauí foi uma honra. “Sinto-me mais útil contribuindo para o conhecimento dos profissionais da minha região, do que se eu estivesse nos EUA. Aqui venho dividir a experiência que adquiri ao longo de 40 anos do exercício da medicina. Não tenho palavras para agradecer o convite em estar em Teresina, nesse evento. Todos estão de parabéns por esse grandioso congresso”, enfatizou Krause, que é referência nacional na ortopedia.

Para 2014, a 15ª edição já começa a ser pensada. “Depois do sucesso que foi essa edição, que marcou o retorno do maior congresso médico do nosso Estado, cabe-nos o desafio de promover, próximo ano um evento ainda melhor do que foi esse. Estou muito feliz e agradeço a todos que nos ajudaram a retomar esse evento. Agradeço ao Governo do Estado do Piauí, ao CRM pelo apoio e aos demais colaboradores. A edição do próximo ano já está marcada. Muito obrigado a todos que acreditaram neste projeto. A medicina piauiense está de parabéns. Dever cumprido”, disse Elisiário Cardoso Júnior, presidente da Aspimed (Associação Piauiense de Medicina) que promoveu o evento em parceria com a SAMPI (Sociedade de Acadêmicos de Medicina do Piauí).

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais