Cidadeverde.com

Folha de São Paulo divulga obituário do artista piauiense Lucino Neto

Imprimir

Uma das grandes perdas do mês de março foi a do artista piauiense Lucino Neto, que interpretava o personagem "Zé Benedito", que era bastante popular nas ruas de Teresina. A morte chamou a atenção do jornal Folha de São Paulo, que divulgou seu obituário na última terça-feira (31).

Confira o texto na íntegra:

Lucino de Castro Neto (1957-2015) - Zé Benedito, um artista das ruas de Teresina

Foi interpretando canções de Raul Seixas, Fagner e Julio Iglesias em bares de Teresina, sua cidade natal, que Lucino deu os primeiros passos como artistas popular, há mais de três décadas.

Na época, ainda ganhava a vida consertando aparelhos eletrônicos. Famoso por recuperar lâmpadas queimadas, era chamado de "cientista louco" na rua onde morava.

O apelido, no entanto, seria esquecido com a invenção do personagem Zé Benedito, no início dos anos 2000.

Inspirado em viagens ao interior do Piauí, Lucino decidiu homenagear a cultura do Estado. Com um microfone e uma caixa de som, saía pela ruas e mercados da capital fazendo shows que iam do folclore à música brega.

Até greves e protestos sindicais em Teresina viravam palco para Zé Benedito, que podia ser visto arrancando muitos risos e vendendo CDs aos manifestantes.

O ponto alto das apresentações era quando começava a contar causos e recitar poemas engraçados que havia aprendido em contato com "o povo da roça", como dizia.

"Quando eu tô doente/ É a cama que me socorre/ Na cama eu curo a ressaca/ Depois de um dia de porre", costumava declamar.

O poema não era dele, mas Lucino pretendia incluí-lo em um livro sobre cultura popular que estava preparando.

Aliás, Zé Benedito não bebia nem buscava socorro na cama. Diabético, estava deitado na rede quando foi levado ao hospital na segunda (23), com hipoglicemia.

Morreu um dia depois, aos 57. Deixa a mulher, Francisca, cinco filhos e dois netos.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais