Cidadeverde.com

Thiago E. conta como surgiu a banda Validuaté e as referências de sua carreira

Imprimir
 

 

O músico e escritor Thiago E., da banda Validuaté, foi um dos entrevistados do apresentador Teófilo Lima, no programa Teófilo Piauizando, da TV Cidade Verde. O artista revelou como surgiu uma das mais conhecidas e conceitudas bandas piauienses e apresentou seus mais novos trabalhos. 

"A primeira coisa que surgiu na minha vida foi a música. Eu comecei a ouvir sambas e pagodes de sucesso nos anos 1990 e aprendi a tocar alguns instrumentos musicais, como o cavaquinho. Ouvia Molejo, Raça Negra, Zeca Pagodinho e o samba me chamou a atenção primeiro. Depois conheci o pop rock. No Ensino Médio me interessei por literatura e dali surgiram alguns poemas ruins, mas os professores diziam que eram bons e eu acreditava", brinca Thiago E., ao contar como começou seu interesse por música e poesia.

Ele disse ainda que foi chamado para integrar a banda Validuaté em 2004, enquanto era estudante de Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). "Lá eu conheci o Quaresma e entrei para a banda. Eu já tinha escrito umas duas músicas, mas a gente ainda não tocava, só existia o grupo até então. Depois a gente decidiu que iríamos fazer as nossas próprias músicas e foi aí que eu comecei a compor e escrever loucamente", lembra.

Thiago acrescenta que durante o Ensino Fundamental teve a influência de um professor que, na época, era considerado rígido por obrigar os alunos a lerem um paradidático por semana. "No começo foi chato, mas eu acabei gostando, me interessando. O primeiro autor que eu gostei foi Augusto dos Anjos", ressalta. Dentre os piauienses, o artista cita H.Dobal e o artista plástico Antônio Amaral como grandes referências em sua carreira. 

Livro e CD

Thiago E. apresentou seus dois novos trabalhos, ambos com o título "Cabeça de Sol Em Cima do Trem" - um livro e um CD. "Este é meu primeiro livro e eu gosto de escrita diversa, de soneto, prosa, letra de música. Não me furto de variações. Há poemas curtos e longos", descreve. A obra está sendo vendida em todas as grandes livrarias de Teresina.

O artista conta ainda que o CD é de músicas feitas a partir de poemas, em um sistema caseiro. Os áudios foram gravados na própria casa do cantor. "São 20 poemas. Começou como uma brincadeira, mas com muito rigor estético", avalia. Veja a entrevista em vídeo:

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais