Cidadeverde.com

Médico fala sobre cirurgia bariátrica no Jornal do Piauí

Imprimir
  • medico_5.jpg Wilson Filho
  • medico_4.jpg Wilson Filho
  • medico_3.jpg Wilson Filho
  • medico_2.jpg Wilson Filho
  • medico_1.jpg Wilson Filho

Nesta quarta(8), no quadro Saúde pra você, do Jornal do Piauí, o tema abordado foi obesidade. O telejornal recebeu no estúdio o cirugião geral e bariátrico, Helder Sérvio.

O médico falou sobre a cirurgia bariátrica, procedimento indicado para pessoas com grau de obesidade acima de 40, ou seja, com um índice de massa corporal elevado, pois o normal é de 18,5 a 24,9.

Segundo Helder Sérvio, existem várias técnicas utilizadas na cirugia bariátrica e as mais comuns são a sleeve gástrico, onde são retirados 80 por cento do estômago e o paciente perde o apetite, devido a redução do hormônio Grelina. 

A outra técnica é a Bypass gástrico, que separa o estômago em duas camadas, uma maior por onde não passa mais alimentos e a outra menor, que passa alimentos e é ligada ao intestino.

O cirurgião bariátrico afirmou que com a cirugia, 90 por cento dos obesos perdem metade do peso até dois anos. 

O especialista alertou que para o procedimento ser bem sucedido o paciente precisa perder o hábito de beliscar, pois isso contribui para voltar a ganhar peso."Alguns voltam a ganhar todo o execsso de peso perdido com o hábito de beliscar e outros só com o consumo de álcool", afirmou.

Segundo o cirugião, é preciso um tratamento para que percebam que agindo assim "estão boicotando a cirugia". Por isso o médico destacou que o tratamento do obeso envolve várias especialidades, inclusive a psicologia.

A obesidade é um dos principais fatores desencadeadores de doenças como a diabetes, hipertensão e até o câncer. Hoje é considerada uma epidemia mundial e no Brasil acomete um terço da população.

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais