Cidadeverde.com

Em 15 dias, Piauí poderá contar com teste rápido para diagnosticar Chikungunya

Imprimir

O aumento do número de doenças neste período chuvoso preoucupa autoridades de saúde em todo o país. Além dos casos de dengue, há a ameaça do novo vírus- o chikungunya- e até mesmo de outras doenças como malária e leptospirose. Em entrevista ao Notícia da Manhão, a infectologista Amparo Salmito, ressaltou, inclusive, a possibilidade de uma nova virose, ainda não identificada, e que está sendo analisada por técnicos do Ministério da Saúde. 

Infectologista Amparo Salmito

"É um problema nacional. Técnicos da Fundação Municipal de Saúde viajaram para reunião em Brasília onde foi discutido o que estaria causando tantas doenças nos brasileiros: dengue, chikungunya, leptospirose, malária ou se é uma nova virose. A possibildiade de uma nova doença surge pois há alguns sintomas, como vermelhidão e febre, que aparece em alguns casos e em outros não", disse Salmito. 

Ela conta que diante da dificuldade em confirmar os casos da Febre Chikungunya, uma vez que, as amostras colhidas dos pacientes são enviadas para Belém, há a promessa de um novo teste rápido que deverá chegar a todo o Brasil, inclusive ao Piauí,  em 15 dias, o que facilitará o diagnóstico da doença. 

"Com as chuvas, há uma demanda muito grande de pacientes doentes e com sintomas que podem ser da dengue e chikungunya. Todos os casos estão sendo levados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, o que demora a confirmação. Com isso, há a promessa do Ministério da Saúde e disponibilizar esse novo teste que oferecerá o tratamento adequado", reitera. 

Ameaça de leptospirose

A infectologista ressalta ainda a possibilidade de outras doenças como a leptospirose, transmitida pela urina do rato. Amparo Salmito destaca a necessidade dos moradores intensificarem a limpeza doméstica e até mesmo o uso de raticida. 

"No caso da leptospirose os principais sintomas são icterícia, febre, dores no corpo, principalmente nas panturrilhas. As pessoas têm que intensificar os cuidados com a limpeza até mesmo em locais que não alagam, mas durante a chuva, chega a acumular água", reitera. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais