Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre doenças trazidas pelas chuvas no quadro Saúde

O Notícia da Manhã, desta terça(14), falou sobre as doenças comuns no período de chuvas.

Uma reportagem de Marcelo Fontenele mostrou a comunidade da vila Santa Bárbara, zona Leste de Teresina, onde grande parte já adoeceu e os moradores atribuem os casos à sujeira do local.

Os alagamentos levam lixo, urina e fezes de animais para as casas das pessoas, facilitando o contato delas com bactérias, larvas e mosquitos transmissores de doenças.

Entre as enfermidades que surgem com mais força nesse período chuvoso se sobressaem a dengue, a leptospirose, as hepatites tipo A e E, e agora a febre Chikungunya.

O Notícia da Manhã entrevistou ao vivo a infectologista da Fundação Municipal de Saúde, Amparo Salmito, que alertou a população sobre a necessidade de higienização do ambiente onde mora, por isso informou que serão intensificados mutirões nesse sentido.

Ela também falou um pouco sobre cada doença mais comum nesse período, como a nova virose chikungunya, onde existe uma dificuldade em confirmar o diagnóstico, mas a infectologista disse que em breve chegarão testes rápidos ao Piauí para identificar os casos.

Amparo Salmito também mencionou a leptospirose, cuja bactéria está na urina dos ratos. "Higiene é fundamental e o uso de raticidas em casa", disse.

A infectologista ainda citou sintomas da doença, sendo o mais característico a dor nas panturrilhas. No Brasil são registrados anualmente 4 mil casos de  leptospirose, que segundo o Ministério da Saúde tem um índice de mortalidade de 12 por cento.

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais