Cidadeverde.com

Com homenagem ao Cristo Redentor, lote de moedas do Rio 2016 é lançado

Imprimir

Foi lançado nesta sexta-feira (17) o segundo conjunto de moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos de 2016. Em cerimônia na sede do Comitê Organizador, no Rio de Janeiro, representantes do Banco Central, da Casa da Moeda e o ministro dos Esportes, George Hilton, se juntaram ao presidente da entidade e do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, para apresentar as nove novas peças. A moeda de ouro, principal deste conjunto e cujo preço de venda é R$ 1.180,00, homenageia o Cristo Redentor e o salto com vara.

"Quando participei das Olimpíadas em 1964 como atleta do vôlei eu queria comprar tudo que tivesse para deixar guardado para filhos e netos, uma coisa pessoal. Convivendo no movimento olímpicos, o presidente (Juan Antonio) Samaranch me disse que devíamos fazer uma correção da memória olímpica. O COI hoje tem um museu com peças históricas, medalhas moedas. Eu também tenho um, mas bem mais modesto. Mas isso nos orgulha porque teremos um trabalho de história guardado conosco. Temos certeza de que o mundo inteiro estará ávido de ter essas moedas, históricas e circulantes, nas mãos", disse Nuzman.

As quatro moedas de prata representam quatro séries temáticas em uma das faces: fauna, flora, arquitetura e música brasileira. Seguindo essa premissa, as peças desta edição reproduzem tucano-de-bico-preto, helicônia, Museu de Arte Contemporânea e chorinho. Os anversos, por sua vez, mostram paisagens onde os cariocas costumam praticar modalidades como remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia.

O lote contém ainda quatro moedas de R$ 1, representando basquete, vela, rúgbi, paracanoagem, estas duas últimas sendo modalidades estreantes no programa olímpico em 2016. Estas entrarão em circulação ainda este ano pela rede bancária, e uma parte será vendida em embalagens especiais para coleção.

"A Casa da moeda não poderia ficar fora da festa das Olimpíadas. Esse evento reforça o resultado de um trabalho de design de dois anos. Para toda equipe é um orgulho transformado em frutos. Um dos maiores eventos do mundo é uma oportunidade enorme de potencializar a colecionista, a exemplo do que houve em outros países", disse o presidente da Casa da Moeda, Francisco Franco.

Outras nove moedas foram lançadas em novembro de 2014, e até a abertura dos Jogos de 2016 haverá o lançamento de outros dois lotes, totalizando 36 peças.

Fonte: GloboEsporte.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais