Cidadeverde.com

Projeto permite fazer voo virtual 3D ao Cristo Redentor

Imprimir

Ver o Cristo Redentor de perto e em detalhes já é possível mesmo sem subir ao Corcovado. Pesquisadores brasileiros acabam de lançar uma experiência de realidade virtual que permite que qualquer pessoa tenha a sensação de sobrevoar o famoso monumento.

A experiência, apresentada nesta semana em uma feira de Milão, na Itália, usa imagens captadas por câmeras de alta definição acopladas a drones. Cada pedaço do Cristo foi “escaneado" e, com o o arquivo 3D obtido, criou-se um software que permite o sobrevoo virtual.

Usando óculos especiais de realidade virtual, o usuário pode aproximar-se e afastar-se da estátua, olhar para cima e para os lados, subir e fazer giros de 360 graus.

Drones

A experiência está sendo apresentada pela primeira vez na feira Rio+Design, promovida pelo governo do Rio de Janeiro em Milão, na Itália. Ela faz parte do Projeto Redentor, criado pelo laboratório NEXT da universidade PUC Rio em parceria com duas empresas internacionais e com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Para fazer o mapeamento do Cristo, foram realizados 19 voos de dez minutos com drones, que resultaram em 3.584 registros. Mais de 2000 imagens foram então processadas por um software, gerando o que, segundo o laboratório, é o primeiro arquivo digital preciso da imagem do Cristo.

O mapeamento deve ser usado também para construir uma réplica em escala real da estátua para uma exposição sobre a história do Cristo Redentor durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.

Uma nova apresentação da experiência de realidade virtual está programada para a próxima Rio+Design, que ocorre em novembro, no Rio de Janeiro.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais