Cidadeverde.com

QualiSUS discute descentralização da Rede Cegonha e Urgências no Piauí

Imprimir

O governador Wellington Dias abriu na manhã de hoje(23) o Seminário Estadual do Projeto QualiSUS. Ele destacou que o objetivo é alcançar o desenvolvimento pleno da saúde, a partir de ações planejadas. Na ocasião, foram entregues 30 micro-ônibus que vão beneficiar 31 cidades da macrorregião entre rios que tem 1,5 milhão e meio de habitantes. 

Um dos pontos importantes discutido é a implantação das redes de atenção à saúde, como a Rede Cegonha e a rede de Urgência e Emergência, que visa descentralizar o atendimento que hoje é prioritariamente feito em Teresina. 

“O reordenamento da rede estadual de saúde conta com ações planejadas do governo federal e a efetiva implantação pelo governo do estado”, disse o governador. 

O secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, destacou que a há uma grande dificuldade financeira em todas as esferas do executivo e que por isso a implantação das redes será feita por macrorregiões. Depois da macrorregião que engloba Teresina, os municípios vizinhos a Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus serão beneficiados. 

Essa expansão no atendimento possibilitará, por exemplo, que a realização de um parto normal possa acontecer nos municípios do interior, sem que a gestante necessariamente tenha que se deslocar a Teresina. 

“Temos que adequar o atendimento porque sabemos que não tem possibilidade de todos os municípios estarem equipados para receber os pacientes. Os veículos adquiridos, através do QualiSUS, contaram com recursos do Banco Mundial de R$ 7,6 milhões”, afirmou. 

O evento acontece durante todo o dia de hoje e a tarde será realizada a criação do Consórcio de Saúde, que na prática vai dividir os custos entre estado e municípios.  


 

Flash de Maria Romero
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais