Cidadeverde.com

Laurentino Gomes prepara série de três livros sobre escravidão

Imprimir

Laurentino Gomes, autor de best sellers como “1808”, “1822” e “1889”, já tem um novo projeto na manga: vai escrever uma série de três livros sobre o período da escravidão no país, segundo anunciou nesta segunda-feira (11) sua editora, a Globo Livros.

A ideia é lançar o primeiro volume da série em 2019 e conclui-la até 2022. Embora tenha outros projetos em andamento, o tema escravidão deve ocupar a agenda do autor pelos próximos seis ou sete anos, afirma ele.

"Eu acredito que, 127 anos depois da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, esse é um passivo histórico que os brasileiros ainda não conseguiram resolver. O grande abolicionista pernambucano Joaquim Nabuco afirmava que o Brasil estava condenado a continuar no atraso enquanto não resolvesse de forma satisfatória a herança escravocrata", afirma Laurentino. "Para ele, não bastava libertar os escravos. Era preciso incorporá-los à sociedade como cidadãos de pleno direito, o que até hoje não aconteceu de fato".

O autor afirma que o trabalho vai exigir pesquisas “exaustivas” em bibliotecas e museus no Brasil e no exterior. Laurentino deve percorrer América, Europa e África para visitar locais relacionados à história da escravidão do mundo, como os pontos de partida e chegada de navios negreiros, e para entrevistar pessoas.

"Espero que os leitores tenham paciência de aguardar por tanto tempo essa nova trilogia, e, principalmente, que gostem do resultado", diz Laurentino.

O anúncio chega no mesmo momento em que o livro “1889” começa a ser distribuído em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais