Cidadeverde.com

FMS confirma mais de 2.500 casos de dengue em Teresina

Imprimir

Até o final da manhã desta terça-feira (12), a Fundação Municipal de Saúde de Teresina havia confirmado 2.561 casos de dengue. 

O número mostra um avanço da doença nas últimas semanas, uma vez que o número de casos entre janeiro e abril em todo o Piauí era de 1.854, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. 

Em entrevista no Jornal do Piauí, a gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, alertou para o perigo da dengue, em razão da doença poder evoluir para a forma hemorrágica, que diminui as plaquetas no sangue e pode até matar. 

Além da dengue, a FMS está alerta para casos de febre chicungunha e do zika vírus. A primeira circula desde 2014 no Brasil, com casos oriundos da América Central. Já o zika teria sido introduzido no Brasil durante a Copa do Mundo de futebol, no ano passado. Todos os estados estão coletando amostras de pacientes com o zika vírus para um estudo nacional que irá identificar a origem da doença. 

A FMS alerta que as três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, o que faz necessário reforçar os cuidados com o acúmulo de água parada, local onde o inseto se prolifera. 

A recomendação para pacientes com suspeita de qualquer uma das enfermidades é procurar o serviço de saúde e não tomar medicação por conta própria. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais