Cidadeverde.com

Bairros de Teresina com alto risco de dengue recebem carro fumacê

Imprimir

A prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), intensifica o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Uma das ferramentas tem sido os carros do tipo UBV Pesado (fumacê), que percorrerrem as zonas com maior número de casos da doença.

O veículo circula durante o começo da manhã ou fim da tarde, horários em que o Aedes aegypti está mais ativo. Os carros são equipados com um borrifador que lança no ambiente o Malathion, inseticida repassado pelo Ministério da Saúde, capaz de reduzir a população adulta do mosquito. “A pesar do cheiro característico, o Malathion é totalmente seguro e não faz mal à saúde”, informa a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra.

Os critérios de prioridade na escolha dos bairros a receber o carro fumacê estão de acordo com os registros de maior incidência da dengue e de infestação do mosquito, constatados no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa).

Oriana Bezerra alerta, no entanto, que a aplicação do inseticida é um trabalho paliativo, pois elimina apenas a forma adulta do transmissor. “Só conseguiremos acabar com o mosquito da dengue se eliminarmos seus criadouros, pois evitamos seu nascimento e reprodução. Por isso pedimos que a população continue colaborando, evitando o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente, calhas, ralos, pneus e caixas dágua, entre outros”, alerta.

 

Números

No ano de 2015, até agora, foram notificados 2.217 casos suspeitos de dengue em Teresina. Por conta deste número, a FMS tem elaborado diversas estratégias educativas e de fiscalização para eliminar o vetor da doença, com a colaboração de diversos setores da sociedade.

A população pode colaborar vigiando sua própria casa e vizinhança e se tornando agentes multiplicadores do conhecimento sobre a dengue. Além disso, pode informar à gerência de Zoonoses da FMS sobre imóveis abandonados, terrenos baldios e outras áreas com de potencial risco por meio dos telefones 3215-9143, 3215-9149 e 3215-7789.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais