Cidadeverde.com

Teresina registra 70 novos casos de tuberculose em 2015

Imprimir

Teresina registrou 70 novos casos de tuberculose de janeiro a maio de 2015, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No ano passado foram 266 novos casos, com uma taxa de cura que até o momento está em 34%, número que pode aumentar uma vez que o tratamento é longo e o sistema de saúde oferece um prazo de 15 meses para que os dados sejam computados.  

A tuberculose é uma doença com tratamento gratuito e que garante uma cura completa, sem riscos de recidivas. Pessoas que apresentam tosse com expectoração por três semanas ou mais podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e realizar o exame para confirmar o diagnóstico, dando início em seguida ao tratamento com medicamentos disponíveis na atenção básica.

“O processo dura seis meses, mas apresenta uma evolução rápida e em cerca de 30 dias o paciente já não transmite a doença”, afirma Gilvan Carvalho, coordenador do programa de tuberculose da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Os indicadores da doença estão sendo monitorados e avaliados profissionais das Diretorias Regionais de Saúde. O resultado será apresentado no mês de julho à representantes do Ministério da Saúde que avaliarão o programa de combate à tuberculose em âmbito municipal.

“Trata-se de uma visita de rotina, que ocorre uma a duas vezes por ano. Estamos nos organizando para mostrar nosso trabalho e o resultado dele”, reitera Carvalho.

Sobre a doença

A tuberculose pode ser manifestada por sintomas como cansaço, falta de apetite, suores ou febre, por exemplo, no entanto, é comum surgir outros sintomas, de acordo com o órgão que é afetado pela doença.

A doença é causada pela bactéria Bacilo de Koch (BK) que, geralmente, afeta os pulmões, mas que pode afetar qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga. Desta forma, a tuberculose de um modo geral, causa sintomas como:

Febre, aproximadamente 37.5ºC, especialmente ao entardecer e à noite;

Perda de peso lenta mas progressiva;

Falta de apetite;

Suor noturno exagerado que chega a molhar o lençol;

Cansaço;

Mal-estar geral.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais