Cidadeverde.com

Curado de câncer e quase demitido, argentino salva Newcastle

Imprimir

O Campeonato Inglês reservou para sua última rodada uma das histórias mais emocionantes da temporada no futebol europeu. Se no topo da tabela a emoção foi pouca, com o campeão Chelsea já definido, na outra ponta o Newcastle só se salvou do rebaixamento graças a uma grande atuação do argentino Jonás Gutiérrez, autor de um gol e uma assistência na vitória por 2 a 0 sobre o West Ham. Só que a estrela do jogo não foi um jogador qualquer: foi um atleta que venceu um câncer de testículo há poucos meses e chegou a ouvir da diretoria que deveria "procurar outro clube" enquanto tentava se recuperar.

Gutiérrez nunca escondeu a mágoa que sentiu em relação ao dono do Newcastle, o bilionário Mike Ashley, por tê-lo emprestado ao Norwich e quase o dispensado enquanto ele tentava se curar. Ele até chegou a comemorar seu gol diante da tribuna da diretoria, fazendo sinal de que não estava ouvindo o barulho enquanto os torcedores iam à loucura nas arquibancadas.  Mas o rancor parece ter ficado para trás depois da atuação heroica no jogo da salvação: depois da partida, ele afirmou que o time não merecia essa situação, e se disse "orgulhoso" por estar ali.

Jogador conhecido pela raça em campo e por nunca parar de correr, o versátil Gutiérrez jogou no meio-campo diante do West Ham. E foi aos 9 minutos do segundo tempo que ele começou a deixar a torcida feliz: arrancou pela esquerda, tabelou e cruzou na cabeça do francês Sissoko, que abriu o placar. Já no fim, aos 41min, veio o alívio completo, quando o argentino arriscou de fora da área e contou com um desvio na zaga para fazer 2 a 0.

O drama de Gutiérrez começou no fim de 2013: após um jogo contra o Arsenal, ele passou a sentir insistentes dores no testículo. Descobriu que se tratava de um tumor e passou por cirurgia na Argentina para retirar o órgão. Mas quando voltou ao Newcastle no fim do ano, acabou emprestado ao Norwich. No ano passado, ele praticamente não entrou em campo e ficou focado apenas na recuperação. Em outubro passado, estava fazendo as últimas sessões de quimioterapia. Nove meses depois, salvou seu time da degola.

O contrato de Jonás termina no final desta temporada. Será que o Newcastle vai oferecer um novo vínculo ao jogador que efetivamente impediu que a equipe caísse para a segunda divisão? O atleta parece não se importar tanto. Para ele, que ficou perto de rescindir com o time inglês e acertar com o Vélez Sarsfield durante a recuperação, o que interessa é que ele pode novamente fazer o que mais gosta: jogar futebol.

"Para ser sincero, há alguns meses eu não sabia nem se voltaria a jogar", disse ele. "Agora, estou jogando e tenho uma segunda chance na vida. Foi fantástico estar aqui hoje".

Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais