Cidadeverde.com

HGV realiza mutirão de cirurgias e atende vinte crianças

Imprimir

 O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, neste sábado (30), mais um mutirão cirúrgico com o objetivo de reduzir a demanda reprimida dessa especialidade. Previamente selecionados, 20 pacientes entre 3 e 9 anos de idade passaram por cirurgias de amigdalectomia e adenoidectomia. A ação contou com a participação de diversos profissionais, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros.

Segundo o coordenador do mutirão, Bernardo Cunha Filho, cada procedimento demorou, em média, meia hora, sendo que a maioria dos pacientes apresentava quadro de transtorno respiratório, observado, principalmente, durante o sono por meio do ronco, acompanhado de episódios de apneia. “Estamos curando essas pessoas e dando a elas uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.

A diretora geral do HGV, Clara Leal, diz que atualmente o Hospital conta com uma fila de espera de aproximadamente 250 pessoas aguardando por um procedimento desse tipo. “Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vamos otimizar o volume cirúrgico e baixar esses números”, completa.

Mãe do pequeno Gustavo Daniel da Silva, de 6 anos, Eurismar Nascimento destacou a importância da cirurgia de adenoide para o filho. “Ele sofria muito para dormir, pois respirava com dificuldade, principalmente durante o sono. Estou mais tranquila agora, pois sei que meu filho será curado definitivamente desse problema que tanto atormentava a vida dele”, comemora a dona de casa.

Descontração
Na tarde de sexta-feira (29), as crianças internadas para participarem do mutirão receberam uma visita especial. O grupo de palhaços Alegrir percorreu as enfermarias levando muita alegria, música e brincadeiras. Os pais também participaram do momento de lazer e descontração.

A coordenadora do Serviço Social do HGV, Fátima Leal, explica que essa é uma maneira de aliviar a tensão tanto das crianças quanto dos pais no período pré-operatório, explica. “A internação em um Hospital gera uma ansiedade natural nas pessoas. Por isso, esse tipo de atividade lúdica é muito importante para garantir um clima de tranquilidade, principalmente, entre as crianças”.

O grupo Alegrir é formado por jovens voluntários, que através de visitas a hospitais e clínicas, utilizam a arte do palhaço, da música e da dança para levar alegria e esperança a quem precisa.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais