Cidadeverde.com

Governadores do Matopiba e Ceará retomam consórcio da Rota das Emoções

Imprimir

Durante encontro na manhã dessa terça-feira (3), os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) e do Piauí, Wellington Dias (PT), discutiram questões importantes relacionadas ao Matopiba. Com um representante do Ceará, foi retomado o consórcio para a Rota das Emoções, que visa desenvolver o turismo integrado no litoral do Piauí, Maranhão e Ceará. 

Esteve presente como representante do governo do Ceará, o Secretario de Agricultura Osmar Baquit, que reforçou o interesse em unir forças para incentivar o turismo nos estados. 

"Vamos fazer outras reuniões para discutir melhor o projeto, mas a ideia parte de saber que o turista que vai para as praias, quer aventura, quer passear, mas quer conforto, um hotel de qualidade no final do dia", declarou.  

Iniciado ainda no primeiro governo de Wellington Dias, entre 2003 e 2007, o consórcio para a implantação e o investimento do projeto Rota das Emoções foi abandonado quando a governadora Roseana Sarney (PMDB) rompeu o acordo de investimentos. 

O projeto Rota das Emoções idealizado pelo Ministério do Turismo, ainda em 2005, criou roteiros turísticos iniciados no Maranhão, partindo dos Lençóis Maranhenses, e do Ceará, a partir do Parque Nacional de Jericoacoara, incluindo ainda a área do Delta do Parnaíba, no Piauí. 

Matopiba

A área do Matopiba criada entre os governos dos estados do Maranhão, do Tocantins, da Piauí e da Bahia, em parceria com o Governo Federal visando fomentar o desenvolvimento em uma área de cerca de oito milhões de hectares nas fronteiras entre os estados. 

Nesta primeira reunião, o projeto começa a sair do papel para definir os investimentos nas primeiras ações integradas. Foram assinados três protocolos, um deles ligado ao aspecto turístico, um segundo com foco no agronegócio e em ações de desenvolvimento sustentável, além de mais um acordo com foco na diversificação em investimentos.

Maria Romero 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais