Cidadeverde.com

Piauí tem menor taxa de presidiários brancos e lidera em detentos provisórios

Imprimir

O Piauí tem a menor taxa de presos considerados brancos em todo o Brasil, segundo ranking do Mapa do Encarceramento, divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria Nacional da Juventude. O documento aponta ainda que o Piauí continua liderando em índice de presos provisórios no país: o percentual é de 65,7% do total de presos.

O Mapa informa que o Piauí possuía em 2012, quando foi elaborado, um total de 47 detentos brancos, em todo o seu sistema prisional. A maior quantidade de presos brancos está no estado do Amapá (416), na região Norte, o único a registrar menor quantidade proporcional de presos negros em seus presídios. São Paulo tem a maior taxa de encarcerados negros, com total de 595 homens.  

De acordo com o documento, o estado tem o maior percentual de presos provisórios do país. Ao todo, 65,7% dos detentos ainda aguardam decisão judicial no estado. Em 2011, quando foi divulgado o último levantamento, o estado já liderava o ranking do índice, com 67,7% dos detentos provisórios.

A média brasileira é de 38% nos presídios de todo o país. O índice indica que os presos não estão sendo seus processos julgados e não estão recebendo a pena devida, permanecendo em regime fechado sem decisão judicial. 

O Mapa aponta ainda a taxa de presos relacionados a cada crime. No Piauí, a maior parte, 46 detentos, respondem por roubo. Em seguida aparecem aqueles que respondem por homicídios e furtos. No Brasil, os roubos lideram. Contudo, o segundo lugar é ocupado por presos que cumprem penas por tráfico de drogas. 

Para a realização da pesquisa foram utilizados dados disponibilizados pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen) e os dados referentes aos adolescentes em medidas socioeducativas provenientes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), obtidos junto ao Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais