Cidadeverde.com

Ocupantes de apartamentos na zona Sul bloqueiam BR-316 em novo protesto

Imprimir
  • IMG_1184.jpg Lucas Marreiros/Cidadeverde.com
  • IMG_1186.jpg Lucas Marreiros/Cidadeverde.com
  • IMG_1190.jpg Lucas Marreiros/Cidadeverde.com
  • IMG_1191.jpg Lucas Marreiros/Cidadeverde.com
  • IMG_1192.jpg Lucas Marreiros/Cidadeverde.com
  • IMG_1194.jpg Lucas Marreiros/Cidadeverde.com

Ocupantes dos conjuntos Caneleiro, Angico e Portal da Alegria interditaram no início da tarde desta segunda-feira (8) o trecho da BR-316 próximo ao bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina (PI). Os manifestantes reclamam de uma ordem de despejo que poderá desabrigar 3.600 famílias e exigem um posicionamento da Prefeitura. 

A população queimou pneus na pista, dificultando o tráfego de veículos em uma das principais portas de entrada da capital. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) organizou um desvio distante um quilômetro do local da concentração dos invasores. A via já foi desobstruída e os manifestantes concordaram em adiar o protesto, aguardando um posicionamento do prefeito Firmino Filho em relação aos apartamentos já concluídos e nunca ocupados. 

"Estamos todos temerosos porque gestantes, crianças pequenas, idosos e pessoas com deficiência física estão entre os ocupantes do conjunto. Com uma ação de despejo, podem acontecer coisas horríveis. Esperamos que o poder público se posicione", afirmou o líder comunitário Érico Araújo. 

De acordo com o líder do movimento, as famílias passaram a ocupar o conjunto habitacional porque ele estava abandonado. Érico Araújo teme que os ocupantes sofram alguma agressão durante a execução da ordem de despejo e espera que a Prefeitura entre em acordo com a Caixa Econômica Federal. 

"Se a polícia despejar essas pessoas vão ficar na rua. A Prefeitura deveria fazer uma seleção, colocar agentes sociais, dizer quem precisa e quem não precisa e encaminhar essas pessoas para locais onde elas possam morar", acrescentou o líder comunitário. 

Érico Araújo informou que o governador Wellington Dias (PT) aceitou receber os manifestantes às 9h desta terça-feira (9) ouvir suas reivindicações, mas eles ameaçam continuar os protestos caso o prefeito não se pronuncie. 

Lucas Marreiros (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais