Cidadeverde.com

Delegado Geral responde as críticas de promotor sobre inquéritos

Imprimir

O delegado geral da Polícia Civil (PC), Ridel Batista, respondeu as críticas feitas pelo promotor de Justiça Ubiraci Rocha sobre a qualidade dos inquéritos policiais. Em entrevista para o Jornal do Piauí desta quinta-feira (11), o promotor reafirmou postagem sua em uma rede social e disse que alguns inquéritos são de péssima qualidade. No entanto, o delegado geral contestou dizendo que a qualidade dos inquéritos em alguns casos é excelente e que o Ministério Público deveria ser um parceiro da PC.

O desentendimento entre as categorias começou quando o promotor de Justiça Ubiraci Rocha usou seu perfil no Facebook para criticar a qualidade técnica dos inquéritos. Durante a entrevista para o Jornal do Piauí, o promotor reforçou esse pensamento.

"Alguns dos inquéritos têm péssima qualidade técnica e acabam atrapalhando o julgamento. Já tivemos que pedir a desclassificação do crime porque o inquérito era imprestável, isso alimenta a impunidade. Vejo isso como uma falta de empenho para fazer o trabalho a contento. Há certo descaso da polícia quando todos nós recebemos nossos salários para bem prestar um bom serviço para a sociedade", declarou Ubiraci Rocha.

Contudo, o delegado geral da PC contrapôs as criticas e garantiu que os inquéritos são acompanhados por uma corregedoria e que apresentam um bom nível de qualidade.

"A qualidade dos inquéritos é boa e em alguns casos excelentes. Temos uma corregedoria que acompanha isso. Além disso, o MP também deve acompanhar e dar orientações, como requerer diligências que ache necessárias. Ele deve indicar os pontos obscuros ou que não estejam esclarecidos para que a PC possa investigar", afirmou Riedel Batista.

Em nota, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol) também demonstrou insatisfação com as criticas e afirmou que pretende recorrer a Justiça.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais