Cidadeverde.com

A morte de um amigo e companheiro de muitas jornadas esportivas

Recebi com surpresa e tristeza a notícia da morte de Herbert Fontinele, ocorrida às primeiras horas da manhã desta segunda-feira(16), em São Luís do Maranhão. Era sabedor de sua luta contra um câncer de próstata, que já se estendia por 5 anos, mas conhecia bem a sua capacidade de resistência para enfrentar o tratamento sofrido e continuar trabalhando na comunicação esportiva, através da Rádio e da Tv Mirante. Na sexta-feira(12) assisti pela TV o jogo Sampaio 3 x 1 Criciúma pela Série B do Campeonato Brasileiro e lá estava ele fazendo os seus comentários.

Fontinele era piauiense de Piracuruca, onde nasceu em 23 de dezembro de 1941. Iria completar 73 anos. No começo dos anos sessenta estava na Rádio Clube de Teresina, formando numa grande equipe esportiva comandada por Pedro Mendes Ribeiro, ao lado de Mauro Bezerra, Djalmir Gomes, Antônio Cruz, Aderbal de Aquino e outros radialistas da época.

Em 1963 foi contratado, juntamente com Mauro Bezerra, pela Rádio Timbira de São Luís, onde fincou pé ao longo de mais de 50 anos. Por volta de 1987 começou sua longa permanência na Rádio Mirante AM. Fernando Sarney, Presidente do Conselho do Grupo Mirante de Comunicação, declarou que "tive em Fontinele uma figura forte para conduzir o processo de fundação da Mirante FM".

Através da Rádio, Fontinele percorreu o Brasil inteiro comentando futebol. Foi ao exterior, com destaque para os trabalhos realizados nas Copas do México(1986), Itália (1990) e Estados Unidos(1994). Atualmente estava também comentando os jogos do Sampaio Corrêa para o Premiere FC.

Durante este longo período de 50 anos, estivemos juntos em muítas jornadas em São Luís, em Teresina, Rio, São Paulo, em Santiago do Chile com a Seleção Brasileira e nos Estados Unidos. Nos encontramos em Dalas, no Texas, durante o jogo Brasil 3 x 2 Holanda. Fontinele estava com Barbosa Filho, consagrado comentarista do rádio brasileiro. 

O piauiense de Piracuruca, além do imenso sucesso alcançado no rádio e na TV maranhenses, foi Secretário Municipal de Esportes e Secretário Adjunto de Esportes do Estado.

Ao velório do prezado amigo, no Estádio Castelão, compareceram milhares de amigos, fãs,cronistas esportivos, autoridades, esportistas para as despedidas do brilhante nome da comunicação esportiva.

O Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de São Luís publicaram nota de pesar. O mesmo fizeram Moto Club, Sampaio Corrêa e outros segmentos do esporte maranhense. A Federação do Maranhão declarou luto de 3 dias no futebol do Estado.

Há pouco mais de um ano, lá mesmo em São Luís, morreu outro brilhante companheiro da imprensa esportiva, igualmente piauiense: Juraci Vieira.

À família de Herbert Fontinele, esposa e filhos, manifestamos o nosso sentimento de muíto pesar. Sentimento de um amigo e companheiro de tantas jornadas do esporte.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais