Cidadeverde.com

Para garantir vaga olímpica, CBB precisa pagar R$ 4 mi à Fiba até agosto

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) finalmente definiu um posicionamento quanto à concessão de uma vaga direta para o Brasil nas Olímpiadas do Rio de Janeiro. Depois de protelar a decisão, a entidade anunciou que o País não dependerá do Pré-Olímpico para garantir um lugar na disputa por sua "história no esporte" e por sediar o evento. Porém, para receber o convite, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) terá que quitar uma dívida de 1,4 milhões de dólares (cerca de R$ 4 milhões) com a Fiba, referente ao convite para o Mundial da Espanha em 2014, até o dia 31 de julho.

A decisão foi tomada após reunião do Comitê Executivo da Fiba na última semana. Sem saber se dependeria da Copa América para se classificar para o Rio 2016, o técnico Ruben Magnano precisou atrasar o planejamento da seleção masculina, que terá pela frente o Pan-Americano de Toronto antes da disputa do Fiba Américas – o Pré-Olímpico da modalidade – em Monterrey, no México, entre os dias 25 de agosto e 6 de setembro.

"No fim das contas, o atraso prejudica o basquete do Brasil porque não nos permite trabalhar com uma programação certa", lamentou o treinador na última semana.

Depois de uma campanha vexatória no Pré-Mundial, disputado na Venezuela,  a Seleção masculina só participou do torneio na Espanha por ter sido convidada. Para concorrer ao convite, todas as seleções tiveram que pagar uma taxa à Fiba, referente ao débito atual. Eliminado pela Sérvia nas quartas de final, o time de Magnano terminou o Mundial em sexto lugar.

Na feminina, o técnico Luiz Augusto Zanon também foi prejudicado com a falta de uma resposta da entidade máxima do esporte da bola laranja. Entre as mulheres, a Copa América será disputada em Edmonton, no Canadá, entre 9 e 16 de agosto.


Fonte: msn

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais