Cidadeverde.com

PRF flagra pau de arara e moto usados no transporte escolar no Piauí

Imprimir
  • vlcsnap-2015-06-25-13h51m46s59.jpg Foto: PRF-PI
  • vlcsnap-2015-06-25-13h52m26s200.jpg Foto: PRF-PI
  • transporte-escolar-3.jpg Foto: PRF-PI
  • transporte-escolar-2.jpg Foto: PRF-PI
  • transporte-escolar.jpg Foto: PRF-PI

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal realizada nesta semana apreendeu 10 veículos e prendeu duas pessoas por transporte irregular de estudantes no Piauí. Entre os veículos vistoriados está um "pau de arara" e uma moto que levava alunos para escolas no Norte do Estado.

Foram vistoriados 20 veículos por amostragem, em razão de denúncias recebidas pela PRF-PI. Os casos que chamaram mais atenção foram flagrados entre os municípios de Jatobá do Piauí e Sigrefredo Pacheco. 

"São crianças transportadas de forma primitiva, do meu modo de ver. É um absurdo, nós flagramos esse tipo de situação", disse sobre o pau de arara o inspetor Wellendal Tenório, da PRF-PI. 

De acordo com o inspetor, a legislação brasileira prevê desde 1997 a proibição do transporte de pessoas em compartimentos de carga. 

No caso da moto, só maiores de 10 anos podem ser transportados e equipados com capacete. Mesmo assim, a legislação brasileira não prevê esse tipo de veículo para o transporte escolar. 

Também foram flagrados ônibus com crianças em pé na porta do veículo, além de assentos sem cinto de segurança. "O risco que está sendo imposto a esses menores é latente", acrescentou Tenório. 

Como a vistoria foi feita apenas por amostragem, a PRF acredita que o número de casos possa ser maior e situações como o pau de arara devem ocorrer em outras regiões do  Piauí. 

Os motoristas, além das infrações de trânsito, cometeram irregularidades do código penal e foram encaminhados para a Delegacia Regional de Campo Maior. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais