Cidadeverde.com

Governo, empresários e BID tratam sobre investimentos no Piauí

Imprimir

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, reuniu-se, na quinta-feira (25), com representantes da iniciativa privada para realizar a segunda pauta de trabalho com a comissão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro, que aconteceu no Salão Nobre do Palácio de Karnak, teve como objetivo integrar o setor empresarial ao projeto de desenvolvimento do Piauí, além de promover o comércio de exportação, valorizar e gerar riquezas a partir das cadeias produtivas do Piauí.

 

 

Participaram do encontro o diretor técnico do Sebrae, Delano Rocha; o presidente da Associação Industrial do Piauí (AIP), Joaquim Costa Filho; o presidente da Associação de Jovens Empresários (AJE), Samuel Monte;  o presidente da Associação Piauiense das Empresas Organizadoras de Evento, Ehrlich Cordão; e o diretor regional do Senai do Piauí, João Henrique de Almeida Sousa, representando a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi). Durante a reunião, os representantes do setor empresarial apresentaram as necessidades de investimentos do estado, bem como um panorama das potencialidades.

O setor energético e a infraestrutura de estradas foram alguns dos desafios apontados pelos representantes da iniciativa privada. Na oportunidade, Joaquim Costa citou a energia como principal impasse para o desenvolvimento do Piauí, exemplificando a saída da Suzano Celulose por conta da falta de infraestrutura no setor

O especialista em integração e comércio do BID, Guilherme Piereck, destacou o interesse do banco em realizar um projeto com o Estado e a iniciativa privada. “O Norte e Nordeste do Brasil é a prioridade do banco. Nós estamos muito motivados, pois existem grandes possibilidades para desenvolvermos um projeto por aqui. Hoje, nós queríamos ouvir a perspectiva do setor privado, os empresários. Ontem, conversamos muito com o Governo e entendemos o ponto de vista onde teríamos oportunidade para desenvolver o projeto”, afirmou.

Ainda segundo Piereck, os diálogos já foram iniciados há alguns anos com o Governo piauiense, mas agora, o projeto chegou a um nível de maturidade para começar. “Tudo que a gente ouviu aqui foi positivo e tem a ver com as atividades  que fazemos. Nosso trabalho engloba atração de investimentos e promoção de exportação. Esse setor é transversal, pois perpassa pela infraestrutura e varias outras atividades", ressaltou ao declarar: "O projeto vai sair, pois existe muita vontade política para se desenvolver”.

Durante a reunião, a vice-governadora destacou as potencialidades do Piauí, em diversas áreas, a legislação fiscal e a política de incentivos do Piauí. “Essa nova forma de atuação do Estado encontra amplo respaldo na experiência internacional, rica em exemplos bem sucedidos, que tornaram viáveis alguns empreendimentos. Nós temos total interesse em abraçar e firmar essa parceria. Não há duvidas e nem resistência para seguirmos nesse projeto”, afirmou.

A geração de emprego e o apoio da iniciativa privada são vistos pela vice-governadora como fatores determinantes para geração de riqueza do estado. "Cada um ficou de fazer o dever de casa. Os setor privado  ficou de enviar ao banco as suas necessidades e o Estado vai enviar  o que ja temos de programado. Após isso, o banco vai examinar esses nossos projetos  e quais interessam financiar", pontuou Margarete

Para o representante da Fiepi, João Henrique de Almeida Sousa,  o encontro foi positivo e  serviu para que os empresários pudessem conhecer as formas de financiamentos do BID e como podem obter investimentos. “Foi uma abertura de portas tanto para o Estado como para os empresários”, disse. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais